Prefeitura garante regularidade às ações de manutenção nas orlas da capital

Serviços Urbanos
13/08/2020 16h00

De forma contínua e planejada, a Prefeitura de Aracaju investe na execução de ações de conservação e revitalização de importantes pontos turísticos da capital, como as orlas Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi, no Mosqueiro, e, desde março passado, a do Porto D’anta e a da Atalaia.

Diante das principais demandas encontradas nestes locais de lazer, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) elaborou um planejamento prévio elencando diversos serviços, de modo que os trabalhos que envolvam a limpeza, recuperação de áreas verdes e manutenção predial sejam executadas de forma contínua.

No espaço de convivência situado no Mosqueiro, por exemplo, desde a sua reinauguração, em novembro do ano passado, a empresa municipal executa, por meio de agentes fixos da Diretoria de Operações, ações de limpeza, manutenção das áreas verdes e monitoramento da ocupação indevida dos espaços públicos pelo comércio ambulante.

Ainda nesta região, desde o início da pandemia, a Emsurb segue com os trabalhos de monitoramento e fiscalização de possíveis situações que desrespeitem os decretos estadual e municipal, no tocante à suspensão das operações turísticas no local.

“Além disso, realizamos, em parceria com a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), a capacitação de empresários e barqueiros sobre os protocolos de segurança sanitária necessários para quando os passeios turísticos forem retomados”, enfatiza o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Atalaia
Na Orla da Atalaia, na zona Sul, a empresa iniciou, em junho deste ano, a revitalização do paisagismo. Seguindo o cronograma definido pela Diretoria de Orlas e Parques (Diropa), no primeiro momento foram priorizadas as áreas dos principais locais de visitação, como o Monumento aos Formadores da Nacionalidade, parte externa do espaço Mundo da Criança, e demais pontos no entorno do Oceanário. Desta forma, estão sendo efetuadas a reposição da grama danificada, substituição de plantas ornamentais que compõem os arranjos dos jardins, além da poda e plantio de coqueiros na extensão da avenida Santos Dumont.

As ações que asseguram melhorias aos que frequentam a Orla da Atalaia, no que se refere à manutenção predial, também são contempladas, rotineiramente. Por isso, baseado em um levantamento anterior, foi feita a retirada do alambrado danificado que cerca a quadra poliesportiva, limpeza do monumento "Eu Amo Aracaju", alvo da ação de vândalos, e interdição da passarela que dá acesso às faixas de areia, após análise técnica da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec). Nos últimos dias, foi realizado também a pintura dos banheiros públicos disponibilizados em alguns trechos da Orla.

“Posteriormente, as atividades de revitalização acontecerão nos parques infantis e na região da Passarela do Caranguejo, no espaço onde há um monumento alusivo a um dos principais itens da gastronomia do estado”, afirma Luiz Roberto.

Ele destaca, ainda, que a Emsurb mantém uma equipe fixa com 17 agentes para os serviços rotineiros de limpeza, como varrição e recolhimento de resíduos, que contemplam, também, o gadanhamento. Outra ação que integra a programação regular para esta região é a coleta do lixo, que acontece diariamente.

Porto D'anta
Já na zona Norte da cidade, seja por meio de mutirões ou das equipes fixas, a administração municipal assegura aos que circulam na Orla Porto D’anta, o mesmo padrão dos serviços realizados nas demais áreas do município. Por lá, nos últimos meses, foram efetivadas a pintura nos degraus, bancos, parque infantil e quiosques, reparos nas paredes e pisos, nos brinquedos, assim como na estrutura que cerca o campo de futebol.

Em outras ocasiões, foi realizada, também, a substituição de papeleiras, fixação de 25 placas educativas, com foco no descarte irregular de lixo no local, além de mutirões com atividades de poda, irrigação, paisagismo, capinação, roçagem mecanizada, coleta de entulho e a varrição em toda a extensão da Orla.

“As orlas são importantes espaços de convivência na cidade de Aracaju. Por isso, mesmo ainda não sendo recomendado que a população frequente esses lugares, devido à pandemia, a gestão municipal exerce o compromisso de possibilitar melhorias contínuas, que serão contempladas pela comunidade assim que tudo se normalizar”, frisa o presidente da Emsurb.

Enfrentamento à pandemia
No tocante ao enfrentamento à pandemia  do novo coronavírus,  a Emsurb permanece atuando alinhada às medidas estabelecidas pela gestão municipal, por meio do Comitê de Operações de Emergência, para restringir a circulação de pessoas nas ruas.

“Neste sentido, seguimos empenhados e integrados à somação de esforços da Prefeitura, no que diz respeito à conscientização e resguardo da população aracajuana. Por isso, manteremos  bloqueados todos os pontos identificados na extensão do Viral à Cinelândia, evitando assim que os condutores tenham acesso às faixas de areia onde, ainda, infelizmente, há uma pequena movimentação de banhistas”, conclui Luiz Roberto.