Projeto Fundat Conecta finaliza primeira temporada de lives informativas

Formação para o Trabalho
13/08/2020 16h26

O momento de pandemia provocou a necessidade de readaptações e novos modelos de trabalho. Os comportamentos individuais precisaram mudar, assim como também a colaboração das empresas e órgãos para essa readaptação da sociedade. Neste sentido, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) readequou a oferta dos serviços prestados ao cidadãos a este cenário atual.

Assim, para manter o fluxo de trabalho e atender às demandas da população, alguns serviços migraram para o atendimento online. Com a proposta de difundir conteúdos educacionais, a Fundação criou o Projeto Fundat Conecta, que consiste em uma série de transmissões ao vivo, conhecidas como lives, realizadas pela página da Fundação no Instagram (@fundataracaju).

O projeto, iniciado em 26 de maio, realizou 23 lives e será encerrado nesta quarta-feira, 12, com uma edição excepcional, haja vista a iniciativa ter ido ao ar às terças e quintas-feiras, às 19h. De forma inovadora, o Fundat Conecta proporcionou aos aracajunaos a discussão de temas relacionados à saúde física, mental, cuidados com a estética, entre outros, a fim de que as pessoas conseguissem lidar com o momento de isolamento social mais facilmente, e, claro, sempre com profissionais qualificados e responsáveis pelas áreas para garantir a credibilidade do assunto.

O projeto, que obteve um alcance total de cerca de 11.000 visualizações, atendeu a milhares de pessoas que assistiram, participaram e interagiram com perguntas e comentários pertinentes às temáticas de cada edição.

Resultados
A realização do trabalho gerou resultados significativos tanto para os usuários como também para os profissionais que estão geraram esses conteúdos em parceria com a Fundat. Assim, destaca o Tecnólogo em Segurança no Trabalho Alan Eannes, que ofertou uma live sobre como pode ser feita a confecção de máscaras de forma segura para este período de pandemia.

“As lives da Fundat têm importante papel no que se refere às ações de assistência à sociedade, principalmente por estarmos passando pela pandemia provocada pela covid-19, fazendo com que o distanciamento/isolamento social não fosse uma barreira para que informações de serventia técnica, profissional e pessoal chegassem até as pessoas. Sendo possível, assim, ajudar tanto na renda familiar, como no zelo da saúde física e psicológica de todos que acompanharam as lives. Parabéns aos envolvidos”, destaca o profissional.

Outro especialista que contribuiu para as lives foi o psicólogo Alvaci Freitas, que trabalhou a importância de como lidar com as emoções durante esse momento de pandemia. “A ideia das lives foi muito pertinente e relevante para a sociedade durante esse momento. Fico muito grato pela participação e o aparate que a equipe da Fundação me deu”, conta Alvaci.

A presidente da Fundat, Edivaneide Lima, também avalia de forma positiva a iniciativa. “Temas que são de fato essenciais para o momento são a nossa prioridade. Sempre buscamos conciliar as oficinas e cursos que são oferecidos pela Fundat com a busca do nosso público e das demandas exigidas pelo mercado. E assim fizemos com as escolhas dos conteúdos das lives. Nada mais justo do que gerar conforto, de maneira eficiente e produtiva, para a população aracajuana. A Fundat sente orgulho dos bons resultados que estão sendo colhidos”, ressalta a presidente.

Cleonice Santos, servidora da Fundat e participante assídua das lives, compartilha a sua experiência de ter acompanhado as transmissões. Ela explica que os conteúdos são bem dinâmicos e que condizem com o momento atual, gerando assim uma oportunidade de não passar esse tempo de forma ociosa.

“O tempo vago faz a gente ficar um pouco ansioso, gera um certo desconforto. E isso foi o que eu mais tive dificuldade de controlar. As lives me trouxeram uma ótima oportunidade de otimizar meu tempo e aprender mais sobre como eu posso escapar de pensar tanto nos problemas que estamos vivenciando", diz Cleonice aos ressaltar a importância dos temas abordados. “São assuntos atuais que, em alguns deles, depois de assistir a live, fui em busca mais a fundo sobre eles, li mais matérias para conhecer mais profundamente. Foi uma ótima maneira de cessar esse estresse acumulado”.