Na área da Educação, professores e alunos estão se adaptando às novas formas de ensinar a aprender. Com a pandemia do novo coronavírus, tudo tem que ser feito remotamente, respeitando o distanciamento social. Diante disso, as escolas municipais de Aracaju também ressignificaram a tradicional reunião de pais, que passou a ser realizada de forma online.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, a reunião online surpreendeu a equipe diretiva pela adesão. “A reunião contou com cerca de 90 pais. Nas reuniões presenciais, nunca havíamos tido a participação de tantos responsáveis assim. E eles se mostraram ativos, falaram, deram sugestões e sugeriram que estes encontros fossem realizados periodicamente”, explica a diretora da Emef Edileide Lopes de Araújo.
Aproveitando a grande adesão, a direção ainda pediu o apoio dos pais no incentivo aos estudantes. “Todos aprovaram a realização de atividades remotas, pois os filhos estavam muito ociosos. Daí pedimos a eles a colaboração no sentido de incentivar os alunos para que façam as atividades e se precisarem do auxílio do professor, para que busquem o plantão pedagógico no horário correto, pois temos professores de plantão, cada um dentro do seu horário, para atender aos alunos via WhatsApp”, completa Edileide.
Com a Educação Infantil não é diferente. Os pais dos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dr. Fernando José Guedes Fontes, no bairro América, também tiveram a oportunidade de entender o novo funcionamento da unidade através de reuniões online. “Primeiro, fizemos um teste: convidei apenas alguns pais de algumas turmas. Mandei o link para baixar o aplicativo e expliquei como fazia o download. Foi uma conversa informal, um bate papo para saber como eles e as crianças estavam”, conta a diretora Kátia Siene Santos Dias.
Como a experiência deu certo, a segunda reunião foi aberta para mais pessoas. “Conversamos sobre como tem sido para as crianças viverem longe da escola, sobre o que estão fazendo em casa. Alguns professores também participaram e explicaram como serão as atividades remotas. Também faço listas de transmissão pelo Whatsapp, envio áudios e os pais também respondem com áudios e agora faremos as reuniões por turma. A reunião com o Conselho Escolar também foi online e bastante produtiva”, finaliza Kátia.