De forma remota, profissionais da Secretaria Municipal da Assistência Social da Prefeitura de Aracaju, realizaram, na tarde desta terça-feira, 18, a “Oficina de Capacitação para Utilização do Prontuário Eletrônico”, sistema digital disponibilizado pelo Ministério da Cidadania para registrar os atendimentos dos serviços ofertados pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas). A previsão é que a ferramenta comece a ser utilizada a partir do próximo dia primeiro de setembro.
O Prontuário Eletrônico é uma ferramenta que auxilia o trabalho dos profissionais dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) e unidades de acolhimento para crianças e adolescentes no registro dos atendimentos realizados às famílias e indivíduos, e que permite qualificar o atendimento social e analisar de forma sistematizada as informações sobre o território e a população atendida.
De acordo com a coordenadora geral dos Cras do Município, Carla Vanessa Dória, sua utilização permite manter um histórico dos atendimentos, agilizando assim o trabalho das equipes técnicas e facilitando a vida dos usuários.
“O Prontuário Eletrônico é uma ferramenta que já existe. Ele vem com a proposta de qualificar nossas ações. Iniciamos o processo de implementação para que possamos utilizá-lo de forma mais incisiva em todos os equipamentos da Proteção Social Básica, fazendo o uso nos atendimentos e acompanhamentos realizados nos Cras. Para isso, incentivamos os profissionais sobre o manuseio, para que tenhamos mais clareza de como os nossos serviços estão chegando para os usuários, fortalecendo assim, a articulação entre as demais ferramentas, como o Cadastro Único e Vigilância Socioassistencial”, destacou.
Na oficina online desta terça-feira, a capacitação foi direcionada para as equipes técnicas do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) dos Cras do 1º, 2º e 3º distritos, como Jardim Esperança, situado no bairro Inácio Barbosa, Antônio Valença Rollemberg (Farolândia), Santa Maria (Santa Maria), Maria Diná Menezes (17 de Março), Madre Tereza de Calcutá (Jabotiana), Enedina Bonfim (América) e Gonçalo Rollemberg Leite (José Conrado de Araújo).
Para a gerente do Paif da Assistência Social de Aracaju, Vanessa Côrtes, o novo sistema aperfeiçoará o atendimento através de um mapeamento detalhado das informações das famílias.
“Com as capacitações, teremos um sistema integrado entre todos os serviços ofertados pelo Suas. A ferramenta digital permite que tenhamos acesso a informações como quais foram os encaminhamentos dados para aquele usuário atendido em uma de nossas unidades, assim como saber se a família já é acompanhada por uma delas e se for, podemos entrar em contato com o equipamento e saber o que aconteceu. Tudo ficará registrado em um sistema único nacional. Isso agilizará o nosso trabalho porque teremos acesso de todo o histórico dessas famílias dentro das políticas de assistência”, salientou.
Segundo a gerente de Monitoramento e Avaliação da Coordenadoria de Vigilância Socioassistencial do município da Vigilância Socioassistencial da Secretaria Municipal da Assistência Social, Catharina Menezes, atualmente o atendimento é feito por instrumentos físicos criados pelas próprias equipes, como o preenchimento de dados em papéis.
“A ideia é diminuir, paulatinamente, o uso de ferramentas manuais para otimizar os nossos atendimentos através do uso do sistema. O Prontuário Eletrônico permite que tenhamos acesso aos dados do usuário, como o Cadastro Único e Bolsa Família, para que possamos traçar estratégias de acompanhamento do usuário. O objetivo da oficina é capacitar os técnicos não só do Paif, mas também as equipes da Proteção Social Especial. É um sistema que existe desde 2011 que, ao longo dos anos, o Ministério da Cidadania vem sensibilizando os profissionais acerca do uso. Com a pandemia, aproveitamos o momento em que evitamos o uso de papel para fortalecer a utilização do instrumento com o registro de atividades, fazendo o monitoramento das nossas ações, além de oferecer um melhor atendimento para todos os usuários”, explicou.
Próxima capacitação
Na próxima quinta-feira, 20, a oficina continuará sendo realizada com os técnicos de referência dos Cras do 4º e 5º distritos, como, Porto D’anta, situado no bairro Porto D’anta, Maria José Meneses Santos (Coqueiral), Risoleta Neves (Cidade Nova), Pedro Averan (Industrial), Carlos Fernandes de Melo (Lamarão), Carlos Hadman Cortês (Soledade), João de Oliveira Sobral (Santos Dumont) e Terezinha Meira (Olaria). Os técnicos de referência que atuam na Proteção Social Especial do município também participarão da oficina.