Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), dá continuidade ao serviço de limpeza do canal Tamanderé, no conjunto habitacional Almirante Tamandaré, situado no bairro Santos Dumont, zona Norte da capital.
A limpeza do canal, que tem 800 metros de extensão, está sendo feita pelo método de barragem. O serviço teve início em abril e deve ser concluído no mês de setembro, obedecendo o prazo estabelecido em virtude da sua complexidade.
De acordo com o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes, o Tamandaré é um canal longo e recebe muita influência fluviométrica, o que acaba tornando o serviço mais difícil.
Bruno explica que a metodologia de barragem funciona da seguinte forma: através de uma treliça, presa a uma lona, a água é represada e os agentes de limpeza adentram o canal, retiram o material e, pelo método de descarga da barragem, eles desobstruem as galerias.
“A água, por pressão, força as galerias obstruídas, as quais passam a ter um fluxo melhor. Esse processo de limpeza se dá visando o escoamento das águas dos canais, evitando os transbordamentos ou enchentes”, diz Bruno, ao lembrar que esse tipo de limpeza é realizado a cada seis meses. “É claro que, diante dos monitoramentos, vai se vendo as necessidades”.
Métodos
Em Aracaju, diante da vasta quantidade e tipos de canais, existem mais três métodos de limpeza, além do de barragem.
“Trabalhamos com vários métodos: manual, onde os agentes de limpeza adentram o canal e fazem o processo manual, com equipamentos de segurança e ferramentas; o método mecanizado, com uso de retroescavadeira e escavadeira hidráulica; e o método conciliado, quando se agrega serviços para poder otimizar e acelerar o processo de limpeza. “Para esses métodos, são analisados cada tipo de demanda que cada canal necessita”, afirma Bruno.