Prefeitura e Estado reconhecem estabelecimentos que estão preparados para retomada

Agência Aracaju de Notícias
21/08/2020 17h42
Início > Notícias > Prefeitura e Estado reconhecem estabelecimentos que estão preparados para retomada

Nesta sexta-feira, 21, uma força-tarefa realizou a fiscalização do cumprimento dos protocolos sanitários pelos restaurantes da Orla da Atalaia. Os estabelecimentos com boas práticas, ou seja, que estão cumprindo as regras de segurança sanitária para o retorno gradativo das atividades, receberam o Selo Sanitário.

“Em conjunto, estamos indo aos bares para verificar se está havendo o cumprimento de medidas como a do distanciamento das cadeiras, para que seja a mantida de um metro entre as pessoas; a oferta de álcool em gel, enfim, se estão realmente apropriados para atender ao público”, afirma o fiscal da Vigilância Sanitária de Aracaju, Augusto Mendonça.

Segundo ele, a operação começou ainda na quarta-feira, dia 19, mas só nesta sexta, o Selo começou a ser entregue. “O Selo é uma garantia, porque esses restaurantes estão comprovadamente apropriados para receber as pessoas e devidamente orientados sobre as medidas, inclusive em relação aos funcionários”, ressalta.

O coordenador da Vigilância Estadual, Ávio Britto, reitera que trata-se de um reconhecimento a quem está conseguindo manter os protocolos de segurança para a chegada dos clientes. “Estamos verificando, agora, depois da suspensão das atividades deles, como está o estabelecimento e, verificando que está tudo certo, coloca o Selo num lugar visível para mostrar que o Governo e a Prefeitura estão incentivando a continuar assim, atendendo bem a clientela”, explica.

Além do distanciamento e da dispensação de álcool 70, também estão sendo observados a higienização constante, o uso de máscaras, a quantidade de pessoas na mesa, etc. “Se você chega num estabelecimento e vê o Selo, sabe que é um local que passou pelo crivo da Vigilância do Estado e da Prefeitura e de todos esses órgãos”, ressalta Ávio Britto.

Mas ele alerta que o estabelecimento pode perder o Selo, caso não mantenha o cumprimento das medidas. “O selo é cassado automaticamente”, avisa. Um dos estabelecimentos que receberam a certificação foi o restaurante Carro de Bois. Proprietário do estabelecimento, Gilson Dias diz que fica feliz com a concessão do Selo, pois ele mostra que a Prefeitura e o Governo estão trabalhando.

“Estamos aqui para atender o cliente da melhor forma e também preservar nossa saúde, porque também estamos expostos, então, tenho que proteger minha própria equipe também. Fico grato, porque a fiscalização ajuda a gente a saber o que é preciso ser feito, e não crucificar e autuar, o trabalho deve ser assim, de orientação”, elogia.

A força-tarefa é composta pela Vigilância Sanitária de Aracaju, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Procon e deve ser estendida para outros segmentos. “Será um trabalho contínuo, que contemplará, depois, os bares e os hotéis”, revela Ávio Britto.