Prefeitura assegura atendimento na urgência odontológica da UPA Fernando Franco

Saúde
24/08/2020 15h17

Mesmo diante do cenário de pandemia enfrentado nos últimos meses, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), assegurou a manutenção dos serviços ofertados pela Rede de Urgência e Emergência (REUE), incluindo a urgência odontológica, disponível na Unidade de Pronto Atendimento Fernando Franco, de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h, e aos sábados, domingos e feriados, em sistema 24h.

Para ter acesso à urgência odontológica, o usuário passa pela recepção para identificação e cadastramento, e logo após, recebe o atendimento. “Ao dar entrada no atendimento de urgência do Fernando Franco, o usuário precisa apresentar um documento contendo foto, podendo ser RG. Se puder dispor do cartão SUS em mãos no momento seria importante, mas o documento de identificação com foto é obrigatório”, destaca a coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Fernanda Cabral.

A coordenadora ressalta ainda que, por se tratar de um serviço de urgência, quando o usuário necessita de uma continuidade do tratamento odontológico, é orientado pelo serviço de urgência a procurar sua Unidade Básica de Saúde de referência ou a unidade mais próxima.

“Os atendimentos eletivos em Odontologia nas Unidades Básicas de Saúde foram retomados no final de julho, exceto nas que são referência para síndrome gripal. Nesse período de pandemia, esses usuários serão agendados para as unidades próximas, sempre buscando facilitar seu acesso ao atendimento. Ressaltamos que os atendimentos de urgência em nenhum momento foram suspensos durante a pandemia, seja nas UBS no período diurno, de segunda a sexta no horário de funcionamento, seja na UPA Fernando Franco, no período noturno de segunda a sexta (19h-7h) e aos sábados, domingos e feriados 24h”, ressalta Fernanda.

Para os atendimentos odontológicos eletivos, o usuário pode agendar presencialmente na unidade, ou também pode entrar em contato com a central de atendimento, pelo 0800 729 3534, digitando a opção 5. O serviço funciona de segunda a quinta-feira de 8h as 12h e de 13h as 16h. Já às sextas-feiras, o agendamento é das 8h às 12h. A ligação será direcionada para as técnicas do Programa Saúde Bucal, as quais agendarão as consultas nas Unidades Básicas de Saúde.

Agendamentos pelo 0800

A partir da necessidade de ampliar os canais de comunicação com a população, a Prefeitura implementou essa central de atendimento telefônico, através do 0800 729 3534. Por meio desse canal, é possível agendar diversos serviços, sem precisar sair de casa.

Digitando a opção 1, o usuário passa a ser atendido pelo MonitorAju, serviço que monitora os casos suspeitos e confirmados de covid-19 na capital. A central de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Também está inserido no 0800 o Serviço de Apoio Psicológico Remoto, digitando a opção 2. O atendimento acontece de segunda a sábado das 8h às 20h. Ao ligar, o usuário tem a chamada repassada para um dos psicólogos da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps).

Consultas e exames para gestantes também podem ser agendadas através do 0800 729 3534, na opção 3. Após a escolha desta opção, a ligação é repassada para as técnicas do Programa de Saúde da Mulher, responsáveis pelo agendamento, que funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Já na opção 4, o agendamento de consultas é feito especificamente para hipertensos e diabéticos. O serviço está disponível sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, onde as técnicas do Programa Saúde do Adulto e de doenças crônicas não transmissíveis agendarão as consultas nas Unidades Básicas de Saúde.

Além de poder agendar as consultas odontológicas na opção 5, a central de atendimento telefônico também disponibiliza o agendamento de vacinas, através da opção 6. E para assegurar um espaço de participação da população, através de solicitações, denúncias ou sugestões, na opção 7 está disponível o serviço de Ouvidoria da SMS. É o canal de comunicação que atua para atender os cidadãos em geral, auxiliando na comunicação com os usuários, trabalhadores e conselheiros de saúde.