Defesa Civil orienta lojistas e clientes sobre regras de distanciamento social

Agência Aracaju de Notícias
29/08/2020 07h00

Com a liberação da Bandeira Verde do Plano de Retomada da Economia, prevista em Resolução nos âmbitos estadual e municipal, que entra em vigor a partir desta sexta-feira, 28, diversos segmentos da atividade comercial voltaram a funcionar com atendimento ao público de forma presencial, desde que obedeçam os protocolos de segurança sanitários para evitar a proliferação da covid-19. 

Mas muitos estabelecimentos, e até mesmo os consumidores, ainda não se atentaram sobre as obrigações previstas na Resolução, as quais precisam ser seguidas à risca, a exemplo do distanciamento social de pelo menos dois metros, conforme recomenda o Ministério da Saúde, além de marcadores no piso interior e exterior, no caso de filas, bem como a limitação da quantidade de pessoas no interior das lojas, medidas simples que podem contribuir para a diminuição do contágio pelo coronavírus.

É justamente a quantidade de pessoas no interior das lojas que tem chamado a atenção da Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec). O coordenador do órgão, major Sílvio Prado, explica que a nova Resolução autoriza apenas uma pessoa a cada cinco metros quadrados (m²) de área livre nas dependências das lojas. Nas academias, conforme a Resolução, são 6 m2 de área livre. 

"Nos estabelecimentos comerciais, principalmente de vestuário, boa parte da área interna é ocupada por mostruário, balcão, caixa, araras, e sobram poucas áreas de trânsito das pessoas. A gente vem fazendo um trabalho de orientação para que os donos dos estabelecimentos só atendam a um determinado número de pessoas e que se tenha colaboradores suficientes para atendê-las. Se uma loja tem sete atendentes, só pode atender sete pessoas por vez, independente da capacidade da loja. Então, não adianta entrar onze se só pode atender sete por vez. A mesma coisa serve para as demais lojas. Quando atinge a capacidade, os demais clientes podem aguardar do lado de fora, respeitando o distanciamento de 2m", destaca o major.

O major Silvio frisa que, em muitas ações de fiscalização, a Defesa Civil é quem  faz o cálculo para os lojistas desavisados. "Porque muitos deles não sabem ao certo como se faz. Quando nós calculamos, já informamos a quantidade de cliente que comporta, a depender do tamanho da área útil livre. Nós temos cobrado, no caso de academias, que façam o agendamento dos clientes, já que consta na Resolução, e o cliente só pode ficar até 50 minutos". 

Ação de orientação nas praias
Neste sábado, 29, das 10h às 12h, equipes da Defesa Civil, Procon Aracaju e Guarda Municipal estarão na Orla da Atalaia para uma ação de conscientização e orientação aos banhistas. A ideia é reforçar a aplicação da Resolução estadual e do distanciamento social. "No sábado, vamos fazer essa ação de orientação na praia, com relação ao distanciamento, tendo como alvo, principalmente, os banhistas. Entramos na Fase Verde e quase todos os estabelecimentos voltaram a funcionar. Continuamos orientando para a execução das medidas", conclui o major.