Bairro Salgado Filho recebe mutirão de combate ao Aedes aegypti

Saúde
29/08/2020 14h26

Neste sábado, 29, foi a vez do bairro Salgado Filho receber as equipes da Prefeitura de Aracaju, em mais um mutirão de combate ao Aedes aegypti. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), conta com a parceria da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

De acordo com o levantamento da Vigilância Epidemiológica da SMS, até o momento, no Salgado Filho, foram notificados três casos de dengue, cinco casos notificados de chikungunya e um confirmado.

Atualmente, na capital, já foram notificados 1.142 casos de dengue, 1.051 chikungunya, e 29 de zika. E de acordo com o levantamento, os bairros com maior número de notificações são: Olaria, Bugio, Porto D’Antas, Cidade Nova, Santos Dumont, Industrial, Jardim Centenário, Santo Antônio, Santos Dumont, 18 do Forte, Luzia, Suissa, e Getúlio Vargas.

Nos últimos dias, os agentes de combate a endemias vêm retornando  à rotina de acesso aos imóveis, ação que estava suspensa por conta da pandemia. Entretanto, com a estabilidade nos índices da doença na cidade, o trabalho vem sendo retomado, seguindo todas as medidas sanitárias previstas e com a devida autorização dos proprietários.

Durante o mutirão deste sábado, a supervisora Edjeane Scarlet disse que alguns proprietários liberaram o acesso, outros não, mas chama a atenção para a importância de se atentar ao trabalho educativo dos agentes, ao orientar sobre como identificar e eliminar possíveis focos.

“Tivemos dificuldades com alguns imóveis comerciais que abordamos, não apenas na liberação para a entrada dos agentes, mas também em ouvir a orientação das equipes. Mas nas demais residências conseguimos entrar, salvo aquelas casas que permanecem fechadas. De um modo geral, acredito que fomos autorizados a entrar em cerca de 60% dos imóveis”, avaliou a supervisora.

E para garantir a preservação da saúde de trabalhadores e de toda população, assim como vem acontecendo desde o início da pandemia, a SMS segue fornecendo a todos os agentes, os equipamentos de proteção individual necessários para o desenvolvimento das ações. Todos recebem máscara, protetor facial, luvas e álcool 70%.

“Mais uma vez, alertamos a população da importância de valorizar esse trabalho educativo dos agentes e além disso, cada um fazer sua parte no combate ao mosquito. Seja verificando o quintal, área externa da casa ou pequenos reservatórios, para detectar os locais que podem se tornar focos do mosquito”, salientou Edjeane Scarlet.

Próxima semana

Além dos mutirões (que são realizados três sábados por mês) e das visitas domiciliares, durante a semana, os bairros com maiores índices de infestação também recebem a aplicação de UBV (Fumacê costal).

A aplicação é realizada por duplas de agentes, que atuam entre quatro e sete quarteirões, sempre no horário entre as 17h e 19h, período do dia em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito.

As áreas programadas para receber o fumacê costal na próxima semana são os bairros Palestina, 1º, segunda-feira; Ponto Novo, 2, terça-feira; e Siqueira Campos, 3, quarta-feira.