ClimAju permite monitoramento em tempo real das condições climáticas da capital

Agência Aracaju de Notícias
31/08/2020 11h48



Desde o dia 28 de julho de 2020 que os aracajuanos têm acesso a uma ferramenta que realiza o monitoramento, em tempo real, das condições climáticas da cidade, principalmente do acumulado de precipitações pluviométricas, temperatura local e até da velocidade dos ventos. Trata-se do 'ClimAju’, portal idealizado pela Prefeitura de Aracaju, coordenado pela Defesa Civil do Município que, além de auxiliar a população a se precaver contra as intempéries do tempo, auxilia a gestão municipal para a tomada de decisões para agir em momentos adversos.

Para acessar o portal do ClimAju, o cidadão visita o site oficial da Prefeitura (www.aracaju.se.gov.br) e clica no ícone ClimAju exposto na página principal. No portal, estão integrados 18 pluviômetros, sete câmeras de clima, ao vivo, cinco sensores de alagamento e dois sensores de movimentação de terra. 

As câmeras de monitoramento do clima estão instaladas nos bairros Aruana, Centro, Capucho e Porto D'Anta, com alcance de 30 km. 

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado, esses equipamentos possibilitam identificar as regiões em que o céu está limpo, nublado, ou que registram chuvas fortes, moderadas ou fracas, fundamentais para ações preventivas. 

"O ClimAju possibilita um serviço muito bom para a sociedade e tem essa parte funcional para a Defesa Civil, porque nos permite sabermos onde está chovendo, em tempo real, através dos nossos 18 pluviômetros e as sete câmeras espalhados pela cidade. É uma ferramenta que nos permite uma maior concentração de esforços, ou seja, nós sabemos o local onde a gente deve atuar com maior precisão, porque a gente sabe o local onde está chovendo mais, o local, por exemplo, onde há probabilidade de ter alagamento, inundação, deslizamento de terra. É  algo que não existe em nenhum lugar do país", contextualiza o major, ao reforçar que as informações podem ser consultadas em quatro modalidades: mapa, clima, gráficos e estações.

Acima da média

A partir do balanço realizado pelo ClimAju nos meses de julho e agosto, foi possível identificar os bairros onde choveu mais. Em julho, por exemplo,  choveu 271 milímetros (mm), bem acima da média para o período, que historicamente tem a média de 157 mm. O local onde choveu mais em julho foi  no conjunto Jardim Centenário. O bairro onde menos choveu foi o Mosqueiro. 

Já no mês de agosto a precipitação pluviométrica chegou a 193 mm em Aracaju, muito acima da média histórica, que é de 107 mm para o período. O bairro onde mais choveu em Agosto foi o Centro, e o que menos choveu foi o Mosqueiro.

Ventos e temperaturas

A ferramenta também realiza o monitoramento da velocidade dos ventos, antecipando situações adversas. Em agosto, por exemplo, houve rajadas consideradas, chegando a 68 km/h. "Foi a maior rajada de vento registrada para o período, e isso ocorreu no dia 2 de agosto", afirma o major.

Com relação às temperaturas, nos meses de julho e agosto, elas variaram entre 17ºC a mínima e 32ºC a máxima.

"O ClimAju  nos permite computar o acumulado mensal, semestral, diário. A ferramenta nos possibilita ver essa dinâmica de chuva, de ventos e de temperaturas em tempo real. É uma ferramenta que cotidianamente passa na imprensa televisiva, ajudando às pessoas a ficarem sabendo do tempo, se está chovendo moderado, forte, fraco, possibilitou deixar a população muito bem informada quanto ao tempo na cidade em que vive", conclui o major Silvio Prado.