Prefeitura incentiva novos hábitos de saúde mental a partir da comunicação

Saúde
11/09/2020 08h00
Início > Noticias > 87725

De modo a reforçar novos hábitos para manutenção da saúde mental, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue realizando a Web Rádio Vida e Saúde, do Centro de Apoio Psicossocial (Caps) Jael Patrício de Lima. A iniciativa teve início nos primeiros meses deste ano como uma atividade de extensão de estudantes do curso de Jornalismo, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e agora é mantida pela equipe de profissionais do Caps, junto aos usuários da unidade.

De acordo com a coordenadora do Caps Jael, Laís Almeida, a Web Rádio se torna importante por possibilitar a interação e inserção do usuário com o uso de tecnologia, o que acaba sendo outra forma de produzir o cuidado em saúde mental.

“A inclusão social é um ponto fortemente trabalhado. Nós buscamos a reinserção social dessas pessoas, apostamos nesse tratamento que não exclua os pacientes, para que eles continuem com um vínculo com a sociedade. O projeto radiofônico promove uma intervenção psicossocial, por meio da tecnologia da informação e comunicação, atendendo as necessidades dos usuários, familiares, e profissionais, todos como protagonistas do projeto”, explica Laís Almeida.

Para o psicólogo da Caps Jael, José Marcos Oliveira, quando surgiu a criação da Web Rádio Vida, o projeto consistia na realização de referências teóricas e práticas, ações de educomunicação e direito humano à comunicação.

“A proposta era estabelecer quatro módulos de oficina, partindo da reflexão e ação prática para a construção de uma web rádio com os usuários do Caps Jael. Tudo começou com alunos da UFS, que montaram a Web Rádio Vida, a fim de atender as necessidades de informação dentro da Unidade. Durante duas semanas, tivemos oficinas de rádio, aprendemos desde captação de áudio, roteirização, impostação de voz, até edição”, enfatiza.

Exitosa, a iniciativa passou a contar com a participação dos profissionais, os quais, junto aos usuários, resolveram dar continuidade ao projeto e a partir deste mês a Web Rádio Vida e Saúde fará um programa de uma hora de duração, com transmissão quinzenal, e reprises duas vezes na semana, com mensagens sobre respeito às diferenças e cuidado humanizado das pessoas com transtorno mental.
 
Setembro Amarelo
Para ouvir a Web Rádio Vida e Saúde basta acessar https://zeno.fm/radiovidaesaude/. O tema deste mês será o Setembro Amarelo, uma campanha dedicada à prevenção e proteção da vida. “É o período no qual se desenvolve a campanha, que busca reconhecer os sinais de alerta e as tentativas de suicídio como prioridade na saúde pública. Buscamos estimular o indivíduo a refletir mais sobre o bem-estar e a saúde mental, sempre na perspectiva de prevenção e valorização à vida”, orienta.