Prefeitura revitaliza ponto de descarte irregular de resíduos no bairro Jabotiana

Agência Aracaju de Notícias
03/09/2020 10h00
Início > Noticias > 87727

Com o intuito de diminuir os pontos de descarte irregular de resíduos na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realiza, continuamente, ações de recuperação desses locais, que podem acarretar problemas de infraestrutura e alagamentos. Dentro desses pontos está o da avenida Graciliano Ramos, no bairro Jabotiana, que passou por uma revitalização no final do mês de agosto.

O ponto de descarte da avenida Graciliano Ramos passou pelo serviço de recuperação em agosto de 2018. Desde então, a Emsurb segue realizando diversas ações para melhorias no local. Ness sentido, no último dia 26 de agosto, a Empresa executou nova revitalização da área.

De acordo com o diretor de operações da Emsurb, Bruno Moraes, o serviço de  revitalização é necessário pelo fato de que algumas plantas, vez ou outra, podem apresentar algum problema, as pessoas acabam mexendo no paisagismo ou, por se tratarem de pontos onde não há mais a necessidade de paisagismo com colocação de pneus, as equipes precisam realizar ações de ajuste.

“No caso do ponto da Graciliano Ramos, especificamente, fizemos a  troca de algumas mudas, então fazemos essa revitalização do ponto já recuperado. Esse é um ponto respeitado pela população, mas que precisava dessa intervenção”, afirma o diretor, ao especificar a necessidade de revitalização do local.

O diretor de Operações da Emsurb ressalta ainda que revitalizar um ponto de descarte irregular de materiais vai além da recuperação. Ele explica que cuidar do local é um serviço que contribui para que a população não volte a descartar lixo ali. Por isso, assim como recuperar,  revitalizar é muito importante.

“Os descartes irregulares ainda existem. Assim, nós trabalhamos em uma parceria com Secretaria Municipal do Meia Ambiente, a Sema, que possui no seu quadro uma coordenadoria para fiscalizar os descartes irregulares. A Emsurb além de apoiar no tocante a fiscalização, mesmo sem poder notificar, auxilia nesse aspecto encaminhando a Sema dados para que possam ser tomadas providências”, conta o diretor.

No aspecto educativo, a Emsurb possui uma equipe de educação ambiental, a partir da qual realiza diversas ações nos pontos onde ainda há descarte irregular.