Prefeitura discute com catadores de mangabas a preservação da Reserva Extrativista

Assistência Social e Cidadania
02/09/2020 17h20

Em reunião realizada nesta terça-feira, 2, no auditório da Prefeitura de Aracaju, representantes da administração municipal e da Associação de Catadoras e Catadores de Mangabas Padre Luiz Lemper discutiram aspectos relacionados à preservação da Reserva Extrativista "Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres", situada no bairro 17 de Março.

De acordo com a secretária municipal da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos, o objetivo do encontro foi estabelecer um diálogo entre o poder público e as famílias extrativistas para a construção de regras concensuadas sobre o acesso ao local, já que o Município deve, por determinação judicial, garantir a proteção do espaço.

“Para nós, foi uma reunião muito positiva. São famílias que necessitam da orientação da secretaria e de todos os órgãos do município porque precisamos preservar a área para a extração das mangabas. Paralelo a isso, estaremos desenvolvendo um projeto de acompanhamento social em que será estimulada a educação patrimonial com essas pessoas, a partir de outubro deste ano até a construção das unidades habitacionais. Hoje, ouvimos as demandas de cada um para atuarmos em conjunto para que eles estejam satisfeitos e não venham a ser prejudicados. Queremos garantir o trabalho já feito por eles na extração do fruto de forma tranquila, evitando novas invasões e possíveis danos à reserva”, explicou Simone.

Durante a reunião, ficou definido, entre as partes, que haverá um cercamento da área a partir de duas entradas, para evitar possíveis invasões ao local. Para isso, haverá um cadastro para a identificação das famílias extrativistas terem acesso livre ao espaço. Atualmente, cerca de 38 delas possuem o cadastro junto à Secretaria da Assistência Social de Aracaju.

Para o presidente da Associação de Catadoras e Catadores de Mangabas Padre Luiz Lemper, Uilson de Sá da Silva, a administração municipal agiu com transparência. “Desde o início, sempre estivemos abertos ao diálogo. Achei a reunião proveitosa. Esperamos que as ações continuem acontecendo com transparência, que os assuntos de nosso interesse sejam discutidos à mesa, ao lado de outros representantes. Esse é o caminho”, disse.

Presenças
Estiveram presentes à reunião representantes das secretarias municipais da Assistência Social e Meio Ambiente (Sema), Procuradoria Geral do Município (PGM), Ordem dos Advogados do Brasil de Sergipe(OAB-SE), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e das famílias da Associação de Catadoras e Catadores de Mangabas Padre Luiz Lemper.