Prefeitura segue capacitando profissionais da Atenção Primária

Saúde
15/09/2020 15h30

Nesta terça-feira, 15, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dá continuidade às capacitações, no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), até o dia 25 deste mês, sobre imunização para os profissionais da Rede de Atenção Primária (Reap), com a proposta de atualizar os trabalhadores, como também de instrumentalizá-los para a realização de educação permanente com as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que trabalham. 

De acordo com o técnico do Ceps, Murilo Andrade, o objetivo dessas capacitações é sensibilizar os profissionais da Reap para melhorar as coberturas vacinais, atualizar sobre o calendário vacinal das crianças e prepará-los para a Campanha de Multivacinação que ocorrerá no mês de outubro. 

“Nosso intuito é fazer a avaliação do fluxo de acesso às salas de vacina e garantir que esse trabalhador, que é o principal envolvido, reconheça quais as contribuições que ele pode dar para, de fato, mudar os dados e, consequentemente, modificar a nossa realidade”, explica.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunizações da SMS, Ilziney Simões, é preciso melhorar os indicadores de imunização, que no momento está abaixo da meta pactuada. Esta capacitação serve também, para que os trabalhadores se preparem para a campanha de multivacinação que ocorrerá no próximo mês.

“A campanha começará dia 5 e será finalizada no dia 30 de outubro. Orientamos que os pais e responsáveis não aguardem o começo da campanha. Se a criança estiver com vacinas atrasadas, busquem a Unidade mais próxima para atualizar a caderneta vacinal, pois mantê-la em dia diminui a probabilidade de contrair diversas doenças”, enfatiza.

A coordenadora alertou, ainda, estar provado que uma população imunizada se torna menos suscetível as doenças. “Chamamos a atenção das pessoas para que procurem as Unidades mais próximas de suas casas, com exceção das UBS que estão com atendimentos exclusivos das síndromes gripais, portando todos os documentos com registros de documentação, cartão ou caderneta de vacinação, para que a equipe faça uma avaliação e realize a atualização da situação vacinal, se necessário”, orienta.

Agendamento por telefone 
Por meio do 0800 729 3534, digitando a opção 6, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, é possível agendar a vacinação nas UBS. Após o agendamento, o usuário deve cumprir as recomendações de segurança sanitária para a vacinação, como uso de máscara, de álcool em gel e respeitar o distanciamento social.