A partir do Plano de Contingência para enfrentamento ao novo coronavírus, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), adotou diversas medidas para melhorar o fluxo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, consequentemente, otimizar o atendimento aos usuários.
De acordo com a coordenadora da Estratégia da Saúde da Família, Patrícia Gonçalves, fazem parte desse conjunto de ações a ampliação do horário de atendimento de nove UBSs, medida adotada como estratégia para controlar a proliferação da covid-19, e a não aglomeração de pessoas no mesmo horário nas Unidades.
“A proposta é melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços oferecidos para a população, e o principal objetivo é realizar o atendimento de usuários que não tinham tempo de ir às UBSs no horário normal de atendimento, por isso, eles começaram a solicitar que o horário fosse estendido e assim fizemos. A ideia é abranger outras unidades assim que for possível”, explica
As Unidades que estão trabalhando em horário diferenciado, de segunda a sexta, das 7h às 19h, são: Hugo Gurgel (Coroa do Meio), Francisco Fonseca (18 do Forte), Max Carvalho (Ponto Novo), Antônio Alves (Atalaia); Dona Jovem (Bairro Industrial), Manoel de Souza (conjunto Sol Nascente), Santa Terezinha (Robalo), Joaldo Barbosa (Bairro América) e José Calumby (Jardim Centenário).
“Os serviços mais procurados nestas Unidades são consultas, procedimentos e aplicação de vacinas. Estender o horário de funcionamento foi uma alternativa para possibilitar que os usuários tenham mais tempo de acesso aos serviços, por isso a população deve aproveitar esta oportunidade ofertada”, enfatiza.