A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue realizando o TesteAju em bairros e em espaços públicos. Nesta quarta-feira, 23, o local escolhido para os testes rápidos foi embaixo do viaduto no bairro Industrial.
O TesteAju é mais uma ação de enfrentamento à covid-19 e tem duas vertentes, que é o teste RT-PCR, nos bairros, no qual se pesquisa o vírus ativo, e o teste rápido, que é esse feito em espaço públicos e avalia o percentual da população que já teve contato com o vírus e já desenvolveu anticorpo.
“A cada ação são programados 600 testes rápidos IGG/IGM, em espaços públicos não divulgados previamente para evitar aglomeração. Hoje, das 304 testadas, seis testaram positivo para IGM/IGG, e 25 testaram positivo para IGG, o que indica que essas pessoas estão na fase crônica e convalescente ou já tiveram contato com a doença em algum momento”, explica a coordenadora da Rede de Programas de Vigilância, Débora Oliveira.
A coordenadora enfatizou que quanto maior o número de pessoas já contaminadas, maior a dificuldade de circulação do vírus, e reiterou a necessidade dos cuidados sanitários. “O teste rápido que estamos fazendo avalia o percentual da população que já teve contato com o vírus e já desenvolveu anticorpo. É importante lembrar que ainda estamos na pandemia, contra um vírus desconhecido, por isso devemos continuar usando máscara, higienizando as mãos e fazendo do distanciamento social”, orienta.
Resultado
O resultado do teste rápido sai em média depois de 20 minutos. Em caso de IGM positivo, o profissional conversa com o paciente e orienta clinicamente sobre o que ele deve fazer. Se a pessoa é totalmente assintomática e não apresentou sintomas graves em semanas anteriores, é aconselhado a respeito da importância do isolamento social e do uso da máscara. Mas caso o paciente apresente sintomas, é encaminhado para uma das Unidades de referência, para ser feito o teste RTC-PR.
TesteAju no bairros
O TestAju atua nos bairros é realizado às segundas, quartas e sextas-feiras. A escolha dos bairros é realizada com base no número de notificações, de óbitos e de aumento de casos nos últimos catorze dias. Após quinze dias, as equipes retornam para os mesmos bairros fazendo novamente 300 exames.
Nesta quarta, as equipes estiveram no bairro Salgado Filho, Suissa, José Conrado e Areia Branca. Na próxima sexta, dia 25, as equipes estarão no Pereira Lobo, 13 de Julho, Lamarão e dom Luciano. Os dados do TestAju levantados até agora, mostram que 5.683 pessoas realizaram o RT-PCR. Dessas, 374 positivos, 5.070 negativos e 239 em análise.