A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), tem feito uma ampla readequação das feiras livres da capital. Para tanto, a administração municipal realizou uma licitação para concessão deste serviço público, ainda em 2019.
O processo foi iniciado após recomendação do Ministério Público Estadual (MPE/SE), que sugeriu a instalação de balcões refrigerados para a comercialização de produtos de origem animal, como forma de assegurar a higiene do que é repassado aos cidadãos.
Desde então, 13 das 25 feiras já passaram pelo processo de readequação, com a substituição das bancas, dos toldos, exigência de lona de proteção nas bancas e
mudanças de locais.
A administração municipal realizou uma licitação, que contratou a empresa que agora é responsável pela organização e gestão desses espaços. “ A licitação ocorreu para impedir a interrupção dos serviços. Os feirantes participaram de todo o processo junto ao MPE/SE. Graças a atuação da Prefeitura as feiras continuam funcionando”, ressalta o presidente da Emsurb, Luiz Roberto.
Mudanças na pandemia
Após o registro dos primeiros casos de coronavírus (Covid-19), a Prefeitura reforçou os cuidados, deixando em funcionamento 16 feiras, mas com cuidado para que nenhuma região fosse desamparada.
Os espaços foram cercados, as barracas afastadas umas das outras e aumentou-se o controle nas entradas e saídas, com a fiscalização para o uso de máscara e álcool em gel.