Prefeitura de Aracaju inaugura canal Beira Mar

Agência Aracaju de Notícias
24/09/2020 21h01
Início > Noticias > 87838

A Prefeitura de Aracaju inaugurou nesta quinta-feira, 24, o canal Beira Mar, no bairro Aeroporto. A obra foi executada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), em um investimento de aproximadamente R$ 9,4 milhões. O projeto contemplou a ampliação do sistema de micro e macrodrenagem, beneficiando vários conjuntos residenciais da zona de Expansão.

A obra criou aproximadamente meio quilômetro de canal e foi implantada uma nova avenida, com moderna iluminação em LED, que interliga as avenidas Júlio César Leite à Silvério Leite Fontes, conhecida como Rota de Fuga.

“Essa obra veio para resolver um problema crônico de alagamentos e enchentes que ocorriam nesta região. Mas também traz uma nova avenida, iluminada por lâmpadas de LED, e uma importante ciclovia. Além disso, abre uma porta para o desenvolvimento da região, por meio da melhoria na mobilidade urbana”, explica o secretário da Fazenda, Jeferson Passos. 

Uma rede de microdrenagem foi implantada com mais de 1 km de manilhas subterrâneas em 14 ruas, alterando todo o aspecto da região e promovendo a infraestrutura necessária para valorizar o local.

“A obra valorizou demais a região. Trata-se de uma avenida larga, com um canal totalmente protegido e um belo trabalho de paisagismo. São iniciativas como essa que dão uma cara nova para a cidade e levam facilidades aos aracajuanos”, aponta o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos, Emsurb, Luiz Roberto.

O projeto contemplou ainda a construção de 1,5 km de ciclovia e integrou o canal com a rede de drenagem dos conjuntos residenciais, as quais se interligam com o sistema da avenida Hildete Falcão e deságuam na Maré do Apicum. Duas lagoas de contenção foram criadas às margens da nova avenida capazes de absorver as águas pluviais da região.

A conclusão desta obra consolida todo o trabalho que o município realiza para a urbanização dos núcleos residenciais da zona de Expansão. “A obra estabiliza a drenagem dos conjuntos residencias situados entre a zona Sul e a zona de Expansão. São duas lagoas de contenção, um canal que corta a nova avenida construída e a complementação da rede de drenagem de algumas ruas. Tudo isto para garantir a normalidade do fluxo das águas pluviais, inclusive nos momentos de pico de incidência. A novidade desta obra foi a instalação de 103 pontos equipados com lâmpadas de LED, que vai economizar a energia em até 80% comparando com as lâmpadas incandescentes. Enfim, é uma obra grandiosa”, ressalta o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari.

Mudança

A nova realidade tem agradado os moradores do local, como é o caso da comunicóloga Roberta Cunha. “Eu moro aqui há 16 anos e acompanhei a transformação desse local, as melhorias. Essa é uma obra que nos permite circular de canto a canto da cidade”, ressalta Roberta.

O seu vizinho, Fábio Joaquim Vieira, concorda plenamente. “A obra foi ótima porque aumentou o acesso a essa área da cidade. Além disso, com esses projetos de urbanização, os imóveis de quem mora ao redor são valorizados”, avalia.