Prefeitura leva mutirão de combate ao Aedes para o bairro Dom Luciano

Saúde
26/09/2020 10h46
Início > Noticias > 87848

Em mais um mutirão para o combate ao Aedes aegypti, a Prefeitura de Aracaju, esteve neste sábado, 26, no bairro Dom Luciano. Por meio do trabalho coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com o apoio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), as equipes orientaram a população e eliminaram focos do mosquito, através das visitas domiciliares, varrição e capinagem, bem como da coleta de resíduos encontrados em terrenos e vias públicas no bairro. O Dom Luciano registra atualmente quatro casos notificados de dengue e 14 de chikungunya.

Assim como tem sido feito ao longo do ano, a escolha dos bairros para a realização do mutirão se estabelece de acordo com o número de casos notificados das arboviroses. Outro dado que particularmente favoreceu a escolha do Dom Luciano, se refere ao índice de infestação apontado no último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre 31 de agosto e 4 de setembro.

“O Dom Luciano está entre os três bairros com maior índice (3,7), e isso fez com que incluíssemos essa localidade no cronograma de mutirões. Sabemos que houve uma discreta queda no último LIRAa considerando toda a capital, mas o fluxo das nossas ações segue intenso, porque esse trabalho não deve parar. Da mesma forma que precisamos da colaboração da população no combate ao mosquito dentro de casa, vistoriando os quintais e possíveis focos, para eliminá-los o quanto antes”, declarou o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti, Jeferson Santana.

O alerta está diretamente ligado ao que também apontou o LIRAa sobre os principais locais que se tornam criadouros do mosquito. De acordo com o novo levantamento, 61,1% dos criadouros são reservatórios como lavanderias, caixas d’água e toneis; 27,8% são vasos e pratos de plantas, ralos, lajes e sanitários em desuso; e representando 10,4%, o terceiro maior criadouro é encontrado nos lixos e entulhos das áreas externas das residências e comércios.

Para eliminar esses criadouros os cuidados são simples: manter os reservatórios bem fechados; fazer a manutenção correta dos locais onde acumulam água como piscinas e bebedouros de animais; cuidar para manter lixeiras fechadas e fazer o descarte correto do lixo ou entulho; guardar pneus e garrafas em local coberto ou fazer o descarte correto; colocar areia nos pratos das plantas; e fazer a limpeza e a manutenção correta das calhas.