Autoestima, empatia, paciência, confiança, responsabilidade, autocuidado e autoconhecimento. Essas são algumas das principais competências socioemocionais que estão sendo debatidas com os professores da rede municipal de ensino por meio do programa Horas de Estudo, promovido pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed).
A formação é promovida pelo Centro de Aperfeiçoamento e Formação continuada de Educação (Ceafe/Semed), que oferece formação continuada para os professores da rede, e continua disponibilizando cursos on-line durante a suspensão das aulas. De acordo com a coordenadora do Ceafe, Gabriela Zelice, o estudo sobre as competências socioemocionais que aconteceu na última semana, com a psicóloga doutora Marcela Montalvão Téti, fez tanto sucesso que os professores solicitaram a continuidade do estudo sobre o tema.
"Desde que começou o período de suspensão das atividades escolares, o programa Horas de Estudo inseriu em seu planejamento temáticas relevantes e pertinentes ao contexto atual. A importância desse tema se deve ao fato de que o momento que estamos vivendo agora, requer refletir muito sobre o socioemocional dos professores e sua interação com os estudantes. Seja essa interação por meio das atividades impressas, seja por meio de aplicativos de mensagem ou redes sociais. De qualquer forma, é muito importante estar dialogando sobre esse aspecto socioemocional junto com os professores", destaca Zelice.
Todo o novo cronograma de formação continuada para os professores foi organizado na perspectiva de atender a esse momento de pandemia. "Iniciamos em abril e maio com três ciclos de encontros formativos para tratar das ferramentas digitais para que os professores pudessem lidar melhor com essas ferramentas, e pudessem, por exemplo, organizar reuniões on-line e interagir da melhor forma possível com os estudantes, mesmo à distância", lembra a coordenadora.
"Os professores já receberam formação sobre o ensino híbrido, diário eletrônico e Educação Infantil em Tempos de Distanciamento Físico. A pedido deles, essa semana haverá um desdobramento do tema da última semana, na perspectiva de fazer um diálogo sobre o emocional", finaliza Gabriela.