Prefeitura realizará mutirão de combate ao Aedes no José Conrado de Araújo

Saúde
29/09/2020 12h12
Início > Notícias > Prefeitura realizará mutirão de combate ao Aedes no José Conrado de Araújo

O Plano de Intensificação das Ações de combate ao Aedes aegypti, elaborado e executado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), prevê ações e estratégias que acontecem o ano inteiro. Em 2020, mesmo com as limitações por conta da pandemia, foram realizados, de janeiro até o momento, 27 mutirões, contemplando 19 bairros da capital.

Ac, como também pelo número de casos notificados de dengue, zika ou chikungunya pelos bairros da capital.

Segundo o último LIRAa, 61,1% dos criadouros são reservatórios como lavanderias, caixas d’água e toneis; 27,8% são vasos e pratos de plantas, ralos, lajes e sanitários em desuso; e representando 10,4%, o terceiro maior criadouro é encontrado nos lixos e entulhos das áreas externas das residências e comércios. 

De dois de janeiro a 11 de setembro deste ano já foram 376.715 imóveis vistoriados e 28.504 depósitos tratados ou eliminados. 

"Mesmo com todas as limitações devido à pandemia, as ações de orientação junto à população foram intensificadas, assim como foram mantidas e adaptadas as estratégias. E, com o retorno do acesso aos imóveis, a perspectiva é de que o trabalho seja ainda mais eficaz, mas nunca é demais ressaltar que a participação da população é essencial no resultado desse trabalho", defende o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana.

Paralelo ao trabalho desenvolvido nos mutirões também acontece, semanalmente, o bloqueio de transmissão nas áreas com casos notificados, por meio da aplicação do UBV Costal (fumacê) nos quarteirões dos bairros. 

No cronograma desta semana ainda acontecerá aplicação do fumacê no bairro Santa Maria nesta quarta, 30, e na quinta-feira, 1°, no Lamarão. 

"No próximo sábado, 3, ainda teremos mais um mutirão de combate ao Aedes, com nossos agentes de combate a endemias e as equipes da Secretaria de Meio Ambiente e da Emsurb. O mutirão será no bairro José Conrado de Araújo, tendo como ponto de partida a UBS Edezio Vieira de Melo", divulga Jeferson.