Nesta quarta-feira, 30, a Prefeitura de Aracaju deu início à colocação e substituição de papeleiras em regiões da Orla da Atalaia, zona Sul da cidade. A medida tem por finalidade, sobretudo, estimular banhistas e frequentadores ao correto despejo de resíduos, evitando o acúmulo de lixo nas faixas de areia e em demais espaços do local.
De acordo com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), até o momento, 25 novos recipientes desse tipo foram instalados nas imediações da Praia da Cinelândia onde, no último final de semana, a quantidade de rejeitos coletados chegou a mais de 17 toneladas, representando um aumento quase seis vezes maior do que a média habitual.
Ainda segundo a Emsurb, nos próximos dias, o serviço será complementado, em toda extensão da Orla, com a troca das papeleiras danificadas e a instalação de mais 50, totalizando, após a conclusão do serviço, 200 recipientes distribuídos estrategicamente e à disposição dos frequentadores, com o principal objetivo de reforçar as ações de combate ao descarte irregular dos resíduos.
A ação está integrada ao planejamento do órgão municipal que distribuirá, por toda a capital, até o mês de novembro, 500 novas papeleiras, totalizando 964 unidades.