Prefeitura de Aracaju realiza atualização do Cadastro Único

Família e Assistência Social
14/10/2020 13h38
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A Prefeitura de Aracaju, por meio da Coordenadoria de Políticas de Transferência de Renda da Secretaria Municipal da Assistência Social, está realizando a atualização cadastral de famílias em situação de extrema pobreza que se encontram com informações do Cadastro Único (CadÚnico) desatualizadas. A ferramenta do governo federal oportuniza o acesso dessa população a programas sociais, a exemplo do Bolsa Família.

De acordo com a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos, a ação começou no dia 21 de setembro e seguirá até o final deste ano. “Há um mês, as equipes de trabalho estão entrando em contato com as famílias através do número de telefone, orientando o usuário a comparecer no Centro de Referência da Assistência Social, o Cras, mais próximo do bairro em que reside para fazer a atualização. Quando não conseguimos contato, a equipe faz uma busca ativa com visitas domiciliares, indo até a residência do cidadão para informá-lo sobre a importância de manter o CadÚnico atualizado e não perder o benefício”, explicou.

Segundo dados da Coordenadoria de Políticas de Transferência de Renda da Assistência Social do município, departamento responsável por gerenciar o Cadastro Único na capital, aproximadamente duas mil famílias precisam atualizar as informações, desatualizadas desde 2017. A atualização de ser feita sempre que houver mudança na situação da família ou, no máximo, a cada dois anos, como mudança de endereço ou telefone, alteração na renda mensal ou no estado civil, no nascimento, adoção ou falecimento de algum membro da família.

A equipe é composta por seis assistentes sociais que realizam ligações telefônicas e visitas domiciliares diariamente. Para a assistente social e gerente do Programa Bolsa Família da Assistência Social do município, Patrícia Ribeiro, os resultados estão sendo positivos.

“Os principais motivos da desatualização estão relacionados à mudança de endereço ou na composição familiar, além de outros fatores. Até o momento, fizemos um levantamento dos moradores do bairro Santa Maria e identificamos cerca de 335 famílias com o CadÚnico desatualizado. O Cadastro Único é de suma importância, uma vez que ele é porta de entrada para acessar toda política pública. Para a família não perder o benefício, fazemos essa busca ativa. Os resultados estão sendo bons, estamos encontrando a maioria das famílias e muitas delas estão comparecendo nos Cras para fazer a atualização”, contou.

A dona de casa Aldeir Travassos, 41, é mãe de três filhos e recebe o Bolsa Família. Ela se mudou há pouco tempo para o loteamento Coqueiral, no bairro Porto Dantas, e não informou às equipes do Cras sobre a alteração do endereço. “O endereço que consta lá no Cadastro é da casa da minha sogra. Ainda não fui atualizá-lo porque estou esperando chegar a conta de luz. Achei boa a visita, tem que vir mesmo. Isso ajuda a evitar fraudes também”, disse.

Desde 2017, o CadÚnico da autônoma Adriana Souza, 23, está desatualizado devido à mudança do número de seu telefone. Ela também recebe o benefício do Bolsa Família. “Achei muito importante porque nos esquecemos de atualizar o CadÚnico e eles vieram até minha casa para me comunicar. É como se fosse uma chance para não perder o benefício. Se eu o perdesse, faria muita falta, pois estou desempregada e sou mãe de um filho de três anos de idade”, relatou.

Documentos necessários

Para o responsável pela unidade familiar, os documentos necessários para a atualização são CPF e Título de Eleitor. Para os demais membros da família, será preciso apresentar um destes documentos: carteira de identidade (RG), CPF para maiores de 16 anos (obrigatório), certidão de nascimento para menores de 16 anos, certidão de casamento, carteira de trabalho ou Título de Eleitor.

Atendimento

A atualização pode ser feita em dois locais: na Diretoria de Habitação, situada na avenida Augusto Maynard, 189, bairro São José, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e das 13h às 16h, ou no Cras do bairro do beneficiário, de segunda à sexta-feira, de 7h30 até 17h.