Prefeitura capacita profissionais de Turismo em minicurso realizado pela Fundat e Semict

Formação para o Trabalho
22/10/2020 15h34
Início > Notícias > Prefeitura capacita profissionais de Turismo em minicurso realizado pela Fundat e Semict

O turismo é um setor muito competitivo dentro do mercado de trabalho. Por conta disso, é fundamental que a entrega do serviço seja com qualidade, superando as expectativas do cliente. Desta forma, o momento de pandemia vivido exige um esforço maior deste profissional, visto que a reabertura processual do comércio está fazendo com que o público volte a viajar mais.
 
Em virtude deste cenário, a Prefeitura de Aracaju, por meio da parceria entre a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), realizou um minicurso de capacitação para impulsionamento do segmento turístico na capital. A qualificação, que ocorreu entre os dias 28 a 30 de setembro, com carga horária de 10h, faz parte do projeto intitulado Aracaju Qualifica Turismo.
 
A proposta gerou resultados significativos aos participantes, pertencentes às áreas de recepção de hotéis, atendentes de bares e taxistas que tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos no segmento turístico, possibilitando acrescentar novas habilidades ao currículo. A presidente da Fundat, Edivaneide Lima, parabenizou o trabalho desenvolvido pelos profissionais que se mantiveram ativos para o desenvolvimento do projeto. “Desde a equipe da Semict até os profissionais da Fundação, todos estiveram empenhados para concretizar essa capacitação de forma proveitosa e mantendo a segurança de todos. Só temos agradecimentos a todos os envolvidos”, destaca Edivaneide.
 
Turismóloga e uma das responsáveis por ministrar o minicurso, Viviane Castro, relatou sua experiência com o projeto “Aracaju Qualifica Turismo". “A importância desse minicurso é levar para as pessoas que lidam diretamente com o turista e estão na linha de frente recepcionando o público, maneiras de como aprimorar a qualidade do atendimento e dos serviços, visando encantar o visitante.  E, nesse momento de pandemia, também é preciso que esses profissionais tenham conhecimento sobre as medidas de segurança necessárias. Precisamos alinhar esse “novo normal” com as expectativas dos nossos clientes.” ressalta a profissional.
 
Perspectivas profissionais
 
A aluna Talita Emanuela destacou a importância de minicursos como esse para os profissionais do setor turístico. “Para mim, é importante porque diante desse momento que estamos vivendo, é necessário adquirirmos melhores informações sobre como proceder em nosso trabalho. É uma ótima maneira de conciliar esses dois pontos e assim, a gente conseguir levar o melhor serviço para os turistas que nos visitam”, afirma Talita.
 
O aluno Ricardo Souza, também falou sobre as suas objeções futuras com essa nova capacitação acrescida em seu currículo. “É uma boa oportunidade de aperfeiçoar meu lado profissional com esse minicurso, assim eu contribuo ainda mais com a economia local e o turismo da cidade em que eu moro e admiro. Então, são muitas possibilidades que se abrem nesse momento”, ressalta o participante.