De maneira a facilitar a vida dos contribuintes aracajuanos, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), tem disponibilizado via internet uma série de serviços, entre os quais se destaca a possibilidade de emitir notas fiscais. Por conta da necessidade de evitar aglomerações, no contexto da pandemia de coronavírus (Covid-19), a recomendação é que o máximo de pessoas possível possam adotar essa maneira mais tecnológica para prestar contas.
A Nota Fiscal é um recibo que deve ser gerado obrigatoriamente após a realização de qualquer transação de venda de produtos ou serviços, de maneira que os devidos impostos possam ser recolhidos.
A não utilização da nota é considerada sonegação fiscal. Por conta do período eleitoral, muitas pessoas estão sendo contratadas para ofertar serviços temporários e precisam gerar o recibo.
Desta maneira, a procura por esse serviço na sede da Semfaz tem aumentando. No entanto, é fácil conseguir resolver esse tipo de situação via internet.
“Tanto a nota fiscal de pessoa jurídica quanto a de pessoa física podem ser emitidas via internet, uma vez que se tenha o cadastro no sistema webiss. No segundo caso, um cadastro preliminar precisa ser feito obrigatoriamente na sede da Semfaz, onde alguns dados serão confirmados”, explica o diretor do Departamento de Tributos Mobiliários da Semfaz, Carlos Augusto
Sendo assim, salvo àqueles que vão utilizar o serviço como pessoa física pela primeira vez, uma vez que precisam comparecer à sede do órgão, nos outros casos basta um cadastro simples via https://aracajuse.webiss.com.br/, para que todas as emissões possam ser feitas de maneira ágil e segura.
Por meio do site https://fazenda.aracaju.se.gov.br/#/publica/contribuinte/servicos é possível também acessar outros serviços, como pagamento de IPTU, ISS, ITBI, TLF, assim como cadastrar-se no Simples Nacional ou mesmo solicitar certidões e declarações vinculadas à Semfaz.
Utilizar do atendimento remoto é uma forma também de cumprir com as necessidades atuais de evitar ao máximo aglomerações, de forma a restringir a transmissão do coronavírus. Assim, ao optar pela operação online o cidadão tem mais comodidade e, ao mesmo tempo, contribui para o enfrentamento à crise sanitária.