Com o objetivo de promover uma maior comodidade aos aracajuanos e garantir o descarte correto do lixo na capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), disponibiliza o programa Cata-Treco, que tem feito a diferença, tanto ao auxiliar na organização doméstica dos cidadãos, quanto na cidade como um todo.
O serviço recolhe materiais que não têm mais serventia, ocupam espaço, acumulam sujeira nos quintais e que, muitas vezes, são descartados irregularmente nas ruas, avenidas e terrenos baldios da cidade.
“O Cata-Treco é uma ferramenta complementar à coleta seletiva. Ele oferta à população a oportunidade de descartar, de maneira correta, resíduos sólidos de maior dimensão. Com isso, é possível evitar transtornos, como o entupimento das redes de drenagem no período de chuvas, o que muitas vezes é ocasionado pelo descarte irregular. A ação contempla toda a cidade, em uma escala que prioriza os locais mais densamente povoados e pode ser acionado também via telefone. Tudo feito para dar comodidade aos cidadãos”, explica o diretor da Emsurb, Bruno Moraes.
Os interessados em utilizar o serviço devem deixar seus objetos na porta das suas residências, a partir das 8h, quando as equipes da Emsurb iniciam a coleta. Para que a comunidade acione esse serviço basta ligar para o telefone (79) 3021-9914.
Com uma programação semanal, que cobre as diversas áreas da capital, o Cata-Treco ganhou a simpatia da população. “Esse tipo de serviço é muito bom, porque ajuda a gente a manter a casa limpa, sem coisas amontoadas”, afirma a dona de casa Claudete Santos.
Moradora do bairro Industrial, dona Jocileide Gomes ressalta a comodidade e a segurança do descarte correto como os maiores benefícios. “É bom para a gente porque não precisamos nos preocupar com o destino do material, ele vai ser descartado corretamente. Além disso, passa na nossa porta, então facilita nossa vida”, avalia.
O fato de passar em frente às casas, com uma equipe disponível para a coleta, beneficia, sobretudo, aqueles que possuem alguma restrição de movimento, como é o caso do aposentado Carlos Alberto, 67 anos. “Eu estou operado do joelho e não posso pegar peso. Há tempos queria me desfazer de uma televisão e outros aparelhos, então ouvi que passariam aqui no bairro e deixei tudo separado. Aliviou muito a minha situação”, explica.
Para além de tudo isso, ao promover a limpeza das residências, o programa desempenha papel também na saúde pública, como aponta a aracajuana Joana D’arc. “O Cata-Treco é ótimo para quem gosta de uma casa organizada. Jogar as coisas que não servem mais é importante até para a saúde, porque evita a proliferação de doenças”, afirma.