Prefeitura garante continuidade do atendimento referente ao Cadastro Único durante a pandemia

Família e Assistência Social
06/11/2020 09h51
Início > Noticias > 88074

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, manteve, mesmo durante a pandemia, o atendimento às famílias no Cadastro único (CadÚnico). O Cadastro é de suma importância para as famílias de baixa renda, que tem até três salários mínimos como renda per capita.  É através desta ferramenta que as pessoas em situação de vulnerabilidade social têm acesso aos programas sociais ofertados pelo governo federal, além de outros benefícios ofertados pelo Estado e Município.

O CadÚnico é a porta de entrada para que as famílias de baixa renda sejam incluídas em programas sociais, como o Bolsa Família, que está temporariamente suspenso devido ao pagamento do auxílio emergencial, além do Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social, ID Jovem, entre outros. Desde o início da pandemia, a equipe de cadastradores têm realizado um trabalho fundamental na linha de frente garantindo o cadastro das famílias no instrumento de coleta de dados.

Segundo o gerente do CadÚnico da Assistência Social de Aracaju, José Davi Ferreira, o cadastramento das famílias e a atualização dos dados é necessária. “Nós temos, por exemplo, a concessão de cestas básicas, na qual as famílias precisam estar no Cadastro Único para poder receber, onde são identificadas as necessidades através do recorte de renda. Então, diferentemente do que muitas pessoas pensam, ele não serve apenas para ter acesso ao Bolsa Família”, ressaltou.

Para o gerente, o crescimento do número de pessoas inscritas na base reflete a competência e a importância da continuidade do trabalho durante esse período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “Percebemos que até setembro deste ano, o número de famílias incluídas no município, inicialmente com 72.654 famílias, chegou a 75.958, um número importante que reflete o quanto nós, principalmente os cadastradores, trabalhamos durante essa pandemia que ainda não acabou”, concluiu.

O atendimento às famílias ocorre através de ligações telefônicas, por recebimento de ligações das famílias cadastradas, pelo Whatsapp, visitas domiciliares, de forma presencial em todos os 16 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do município e na Diretoria de Habitação e Cadastro Único, situado na Av. Augusto Maynard, nº 189, no bairro São José.