Defesa Civil de Aracaju garante auxílio técnico à população em caso de imóveis sob risco

Agência Aracaju de Notícias
09/11/2020 15h54

Os aracajuanos que possuem dúvidas em relação à estrutura do imóvel em que residem,  como nos casos da percepção de fissuras ou rachaduras nas paredes, chão ou teto, podem contar com o auxílio técnico da Defesa Civil de Aracaju, órgão da Prefeitura, vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec). As equipes podem ser acionadas através do número emergencial 199, disponibilizado pelo órgão para esta finalidade.

Para evitar acidentes, as equipes da Defesa Civil permanecem em regime de plantão, sempre disponíveis para atender às solicitações dos aracajuanos e analisar cada caso com afinco e cuidado.

"O 199 foi instituído em 2017 e é um serviço que funciona 24 horas por dia, durante toda a semana, disponibilizando ajuda da Defesa Civil, em caso de desastre iminente, dúvidas em relação à segurança da estrutura das residências, risco de deslizamento, inundações, entre outros.  É uma ferramenta muito importante", explica o secretário da Defesa Social e da Cidadania, coronel Luís Fernando Almeida.

Toda vez que a pessoa se sentir em risco, seja ele de desabamento, deslizamento de terra, transbordamento de canais próximos à residência, ou mesmo um destelhamento, deve acionar o número emergencial. Ao entrar em contato com a Defesa Civil, uma equipe será enviada ao local, para julgar as condições de permanência do cidadão na residência ou encaminhar os moradores, em casos de perigo, a um local seguro. 

"Há indícios que podem ser notados em caso de situações de risco, como barulhos no madeiramento do telhado, fissuras ou rachaduras nas paredes e piso, sobretudo em ocasiões de chuva muito intensa, e a inclinação ou movimentação de árvores, em áreas de encosta. Ao perceber qualquer um desses sinais, o aracajuano deve acionar o 199 para uma análise da segurança do imóvel", aponta o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado.