Prefeitura segue realizando semanalmente o fumacê costal no combate ao Aedes

Saúde
09/11/2020 13h12

Por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju segue realizando, durante a semana, a aplicação do fumacê costal no combate ao Aedes aegypti, para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Nesta segunda-feira, 9, a equipe do fumacê costal esteve no bairro Atalaia, na terça-feira, 10, os agentes estarão no bairro Grageru, na quarta, dia 11, o bairro escolhido foi o Santa Maria, e no dia 12 será a vez do bairro José Conrado de Araújo.
 
Segundo o levantamento da Vigilância Epidemiológica da SMS, em Aracaju, do início do ano até agora, já foram notificados 1.436 casos de dengue, 2.062 chikungunya e 98 de zika.
 
De acordo com o gerente do Programa de Controle do Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana, ocorreu uma ligeira alta dos números de notificações e alguns surtos centralizados. A escolha dos bairros é feita de acordo com o levantamento dos casos notificados e que, historicamente, preocupam pelo número de casos.
 
Dados

“O bairro Atalaia apresenta o total de 16 casos notificados de dengue, 27 casos de chikungunya e um de zika. Já o bairro Grageru, apresenta 13 casos notificados de dengue, 26 casos de chikungunya e um caso de zika. O bairro Santa Maria apresenta 18 casos notificados de dengue, 43 casos de chikungunya e nenhum caso de zika. E o bairro José Conrado de Araujo apresenta 34 casos notificados de dengue, 54 casos de chikungunya e três casos de zika. Dessa forma, as ações desenvolvidas se tornam mais necessárias e o apoio da população é fundamental”, enfatiza Jeferson.
 
Colaboração da população

É importante destacar que a aplicação do fumacê não diminui a responsabilidade do cidadão, que precisa ficar atento ao acúmulo de água em casa.
 
“Orientamos o morador a fazer uma busca detalhada no imóvel, e numa possível identificação de algo de risco, ele possa fazer o controle. A mudança entre sol e chuva geralmente leva ao acúmulo de água, daí é importante que o morador perceba essa característica desse depósito e elimine”.
 
Aplicação do fumacê costal

A aplicação é realizada por duplas de agentes, que atuam entre quatro e sete quarteirões, sempre no horário entre as 17h e 19h, que é o horário em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito.
 
Mutirão

A ação é realizada três sábados por mês. No próximo sábado, dia 14, não será realizado mutirão, devido à preparação das eleições.