Vigilância Sanitária fiscaliza cumprimento de normas sanitárias pelas escolas particulares

Saúde
09/11/2020 16h53

Na manhã desta segunda-feira, 9, estudantes retornaram às escolas para a volta às aulas de maneira presencial, após paralisação causada pela pandemia do novo coronavírus. Nesta primeira fase da retomada, apenas os alunos do terceiro ano do ensino médio estão autorizados a voltar. Para fiscalizar se os protocolos sanitários estão sendo seguidos, a Vigilância Sanitária Municipal acompanha a retomada gradual das aulas. 

“Estamos fiscalizando alguns pontos que foram colocados na portaria. Com relação ao uso de máscaras, todas as pessoas da comunidade escolar têm que estar utilizando máscaras o tempo todo e praticando o distanciamento”, diz Andreza Messias, representante da Vigilância Sanitária Municipal. 

Andreza ressalta, ainda, que a Vigilância também está monitorando a estrutura das escolas durante os intervalos das aulas. “Estamos analisando se as escolas estão criando estratégias para que possam, de fato, voltar a funcionar de maneira segura nos intervalos e evitar a aglomeração de alunos. Estamos aqui para orientar”, conclui.

Todas as exigências adotadas são necessárias para fazer cumprir a cartilha publicada pelo governo do estado, na qual contém as recomendações para o retorno às aulas. Entre as orientações, estão uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. As medidas protocolares estão alinhadas, também, com as pedidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ações

Além da fiscalização nas escolas particulares, a Vigilância Municipal realiza ações intersetoriais com a Defesa Social e Cidadania (Semdec), a Guarda Municipal e a Defesa Civil em espaços públicos. 

As equipes verificaram no comércio de rua e em bares e em restaurantes a adoção pelos comerciantes e clientes das formas de prevenção da contaminação pelo coronavírus. São observados a manutenção da distância de cerca de dois metros entre pessoas, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde [OMS].