Saúde de Aracaju tem programa de capacitação profissional contínua

Saúde
19/11/2020 16h30
Início > Noticias > 88160

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem como uma das suas diretrizes a formação em saúde, expressa na portaria MS/GM nº 198/2004, que implementa a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) no SUS,  e a Portaria GM/MS nº 1996/2007, que versa sobre suas diretrizes. Na Prefeitura de Aracaju, esse aprendizado segue sendo realizado por meio da estrutura oferecida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com o Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps). Criado pelo Decreto Municipal nº 068, de 27 de Fevereiro de 2004, o Centro exerce ações de apoio no âmbito da educação permanente e da integração ensino-serviço.

Com a pandemia da covid-19, os espaços de formação e aprendizado em saúde estão sendo reformulados com a devida segurança, aplicando todas as medidas sanitárias para evitar o contágio e, ao mesmo tempo, garantir práticas acadêmicas e educacionais nos serviços de saúde do SUS Aracaju.  

De acordo com a coordenadora do Ceps, Jane Curbani, desde 2017 o espaço vem realizado treinamentos e capacitações com os profissionais de todas as Redes de Atenção a Saúde do Sistema Único de Saúde de Aracaju, de maneira a acompanhar as movimentações e mudanças que envolvem a educação permanente e as atividades acadêmicas no município. Desta forma, a gestão garante a atualização profissional dos trabalhadores da saúde e a qualidade do serviço ofertado.
 
“Trazemos conteúdos atualizados de administração pública, liderança, governança, humanização, comunicação e gestão de crise, além de conteúdos mais técnicos operacionais da própria administração, como gestão de estoque, de insumos, gestão de pessoas e processos, gestão de tempo. A ideia é fortalecer trabalhadores e gestores para que, juntos com o movimento de inovação tecnológica, consigamos inovar na gestão em saúde nas Unidades e nos serviços de saúde”, explica.

Dados de 2017 a 2020

Foram realizadas, desde 2017, diversas atividades de educação em saúde como duas edições do curso de atualização e gerenciamento para as 45 gerentes das Unidades de Atenção Básica (2018/2019), curso de formação em saúde mental: crack, álcool e outras drogas modalidade à distância para 37 profissionais de saúde da Rede de Atenção Psicossocial, duas turmas de recepcionistas dos serviços de saúde formadas no Curso básico de Libras, visando a inclusão e o acolhimento das pessoas com deficiência auditiva nos serviços de saúde. Atualização de 120 profissionais da Atenção Básica no Protocolo e na linha de Cuidado de Hipertensão e Diabetes, e nas principais intercorrências da Saúde da Mulher.

Especialização

O Ceps oferta o Curso de especialização (lato senso) em Saúde mental para profissionais das Redes de Atenção Psicossocial, Atenção Primária do SUS Aracaju e Curso de Especialização em Gestão em Saúde informada por Evidências (ESPIE) para profissionais de saúde do SUS, realizado em parceria com o Ministério da Saúde e Hospital Sírio Libanês.


Em 2020, em parceria com o Programa de Residência Multiprofissional da Universidade Federal de Sergipe (UFS), foram capacitados 730 agentes comunitários de Saúde no protocolo identificação, monitoramento, diagnóstico e manejo clínico da infecção humana causada pelo novo coronavírus em Aracaju e Proteção e uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual, bem como 454 profissionais de saúde de diversas categorias do Hospital de Campanha.

Atividades acadêmicas 

O Ceps também é responsável pelo acompanhamento das atividades acadêmicas (estágios, residências, visitas técnicas, e pesquisas) que acontecem no SUS a fim de promover a complementação do ensino e da aprendizagem no campo da formação profissional em saúde. 

“Isso acontece através do Núcleo de Integração Ensino-Serviço do CEPS, que regulamenta os estagiários de formação técnica, de graduação e residências em saúde. O setor também faz a articulação e a pactuação para dentro da rede [serviço] e para fora também [ensino]. A função do Núcleo é articular e regular os estágios e demais atividades acadêmicas”, enfatiza Jane Curbani. 

Em 2018, a SMS recebeu das Instituições de Ensino 3.980 solicitações de estágios e outras atividades acadêmicas para serem realizadas nos serviços do SUS Aracaju (estudantes de nível técnico e superior). Já em 2019, foram autorizados 7.856 estágios, pesquisas, aulas práticas e visitas técnicas nos serviços de saúde do SUS Aracaju. Este ano, mesmo com a pandemia, foram até agora 6.020 solicitações de alunos.