Para dar continuidade ao ano letivo de 2020, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), tomou uma série de medidas para garantir o retorno seguro às atividades presenciais nas escolas municipais da capital. Para isso, conforme orientações técnicas, serão respeitados protocolos sanitários e de higiene para garantir a segurança de alunos, professores e funcionários, de modo a minimizar o risco de contágio nas unidades escolares.
A rede municipal de ensino de Aracaju é composta por 74 escolas. Atualmente, todas as unidades contam com tótens de álcool em gel, tapetes sanitizantes e medidores de temperatura corporal. Além disso, foram instaladas 66 pias em escolas que ainda não possuíam este acessório no refeitório e também foi realizada a avaliação física de todas as janelas das unidades de ensino, para verificar o funcionamento e garantir a circulação de ar nas salas de aula.
“Tudo está sendo muito bem analisado e estudado pelo Comitê de Operações Emergenciais da Prefeitura de Aracaju, que trata do combate ao coronavírus. Esta é uma discussão que precisa de profundidade e ampla análise. Mas, pode ter certeza que, quando for para retomar as aulas, as escolas municipais estarão prontas para receber alunos e professores”, garante a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite.
Protocolo de segurança
Para minimizar ao máximo o risco de contágio de alunos e professores, uma equipe técnica da Semed produziu o "Protocolo de Segurança Sanitária Para o Retorno das Atividades Educacionais Presenciais".
Este documento está subdividido em seções, as quais contemplam diretrizes gerais, como organização do espaço escolar, das rotinas escolares, da alimentação escolar e do transporte escolar, orientações às famílias e às pessoas com sintomas e limitação de acesso às unidades de ensino.
“O documento reúne orientações sobre protocolos de higiene, como uso obrigatório de máscara, realização de rodízio de alunos em sala de aula, ou seja, uma série de medidas que foram elaboradas obedecendo as regras e normas estabelecidas pelas autoridades de saúde”, explica a secretária Maria Cecília. O Protocolo foi encaminhado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para análise.
Volta às aulas
O retorno das aulas presenciais da rede municipal de ensino continua em análise. Apesar de as escolas estarem preparadas para o funcionamento, a Semed segue todas as orientações sanitárias da Secretaria Municipal da Saúde SMS e o retorno se dará sempre baseado nos dados da covid-19 na capital.
Em relação à rede particular de ensino, o município está em fase final de análise para definir a data de retorno das atividades. As decisões de retomada do setor devem ser apresentadas à população aracajuana após reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Prefeitura, formado desde o início da pandemia, especialmente para tomada de medidas de combate à pandemia do novo coronavírus.