Prefeitura e Energisa entregam Parque Ecológico Poxim

Agência Aracaju de Notícias
09/10/2020 17h40

A população de Aracaju passou a contar, nesta sexta-feira, 9, com mais um espaço verde para a prática de lazer e atividade física, o Parque Ecológico Poxim. O local foi planejado e construído pela Energisa, como uma contrapartida pela operacionalização do fornecimento de energia na cidade, e entregue à Prefeitura para administrá-lo.

Localizado na avenida Tancredo Neves, no bairro Inácio Barbosa, o parque conta com uma área de mais de 14 mil metros, dos quais, 2 mil metros são de área construída, seguindo os critérios e padrões de sustentabilidade e preservação ambiental.

De acordo com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), órgão responsável pelo gerenciamento do espaço, o local foi construído com materiais sustentáveis, a exemplo da madeira de eucalipto, e oferece diversas atividades que proporcionam maior contato com a natureza e contribuem para a conscientização ambiental.

“O parque vem para ser mais uma opção de lazer para a cidade e para as pessoas de Aracaju, que poderão desfrutar de um ambiente bonito, preservado, agradável e com várias opções de lazer”, afirma Luiz Roberto Dantas, presidente da Emsurb.

Entre essas opções, estão os brinquedos, os quiosques, a academia e um píer de contemplação, o que, para Luiz Roberto, deverá tornar o local bastante demandado. “Seja pelas características do parque, que terá acesso controlado, com todas as medidas de segurança, seja pela restrição que todos tivemos durante todo esse tempo”, destaca.

Com a entrega, a Prefeitura de Aracaju passa a ser responsável pela gestão de dois parques, o da Sementeira e o Poxim. “São importantes opções de lazer para os aracajuanos”, reforça.

“A Prefeitura só tem a agradecer por mais essa parceria com a Energisa, porque demonstra a grande responsabilidade social da empresa nas cidades em que atua e o compromisso da Prefeitura com a sustentabilidade”, ressalta Luiz Roberto.

O secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, também ressaltou a importância do novo equipamento. “Nossas palavras são de agradecimento, porque é um belíssimo presente para Aracaju, projetado seguindo padrões importantes de sustentabilidade para o lazer das famílias. É um espaço completo, que deverá ser bastante utilizado pelos aracajuanos”, destaca.

O presidente da Energisa em Sergipe, Roberto Carlos Currais, afirma que a intenção foi a de justamente presentear a população com um espaço voltado para a preservação ambiental e o lazer, reforçando o compromisso e a responsabilidade social e ambiental da empresa.

“Conciliar o crescimento de uma cidade ao bem-estar da população é um desafio. Mesmo assim, Aracaju é destaque em qualidade de vida entre as capitais e poder ofertar mais um espaço com esse objetivo é muito significativo para nós”, assegura Roberto Carlos.

O presidente da Energisa também deseja que a nova área se integre ao patrimônio de Aracaju e passe a fazer parte da rotina da cidade. “Esperamos que contribua para a preservação e o aprendizado das futuras gerações e que as famílias acolham e abracem esse parques fato  como um presente da Energisa”, reforça.

O advogado Fabiano Alves não perdeu tempo e já levou a filha, Ana Júlia, de 7 anos, para conhecer o espaço. “Achei muito interessante a proposta de uma área ao ar livre, pois minha filha é diabética e precisa desse tipo de atividade. Para nós será muito bom contar com mais um local com essa estrutura”, afirma.

De acordo com Fabiano, o novo parque será destino certo para a família. “É perto de casa e tem muitos brinquedos legais, ela gostou muito e precisa desse tipo de atividade”, reitera.

 Manutenção e limpeza

Desde que assumiu o parque, a Emsurb realiza rotineiramente ações de manutenção que envolvem os serviços de roçagem mecanizada, capinação, poda, pintura de guias e conservação dos jardins, inclusive, com plantio de cerca de duas mil mudas ornamentais e grama.

Além disso, foram instaladas 20 papeleiras para resíduos recicláveis e orgânicos que otimizam a limpeza do espaço, realizada por agentes fixos.

Para adentrar ao parque, o frequentador(a) deverá fazer uso da máscara de proteção e respeitar as medidas para o distanciamento físico. Na entrada, assim como já acontece no Parque Augusto Franco (Sementeira), será feita a aferição da temperatura corporal, de cada pessoa, e disponibilizado álcool em gel para a higienização das mãos.