Prefeitura e Conselho Municipal de Saúde avaliam avanços ligados ao controle social

Saúde
10/12/2020 15h45

Nesta quinta-feira, 10, representantes da Prefeitura de Aracaju e membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) participaram da última reunião do ano deste órgão de controle social ligado ao Município por meio da Secretaria da Saúde (SMS).
 
Entretanto, diante da ausência justificada de alguns integrantes e seguindo o que determina o regimento, a atual mesa diretora não obteve quórum suficiente para realização de uma reunião ordinária. Ainda assim, foi aberto espaço para considerações, visto que a reunião encerra o ano de atividades.
 
Presente e representando a administração municipal, o secretário adjunto da Saúde e conselheiro gestor, Carlos Noronha, destacou que o momento é de fortalecimento em prol do Sistema Única de Saúde (SUS). 

“O Conselho está configurado hoje de forma coesa, com uma nova forma de pensar. Mesmo no momento de finalização de uma gestão, tivemos um avanço muito grande dentro do controle social na atual administração. Esse é um espaço legítimo, que traz as discussões do SUS, as melhorias tanto para o segmento do usuário, quanto dos servidores e da própria gestão. Hoje foi um dia em que todos deram seus depoimentos de agradecimento e de votos de fim de ano. E o desejo é de que o próximo mandato seja para continuarmos juntos, lutando pelo SUS e construindo um controle social cada vez mais legítimo”, avaliou Noronha.

A secretária da Mesa Diretora do CMS, Núbia Santana Bispo, também considerou avanços na condução do órgão de controle social, mesmo com os desafios nesse último ano, por conta da pandemia. 

“A gente termina o ano muito feliz com os encaminhamentos do controle social, que foi um grande avanço, mesmo em meio a uma pandemia a gente consegue avançar junto com a gestão. E também agradecemos o respeito da gestão para com o controle social. É um momento de angústia pela pandemia, mas vemos o empenho dos conselheiros, envolvendo todos os segmentos que estão à disposição da sociedade, sempre buscando o melhor e uma política de saúde voltada para a população aracajuana”, ponderou Núbia.