A comunidade do povoado Mosqueiro, na Zona de Expansão, está sentido-se contemplada com a obra de execução do projeto de construção da sede da Unidade Básica de Saúde (UBS) Niceu Dantas, iniciada pela Prefeitura de Aracaju, na terça-feira (15), por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
Para isso, o Município está investindo cerca de R$700 mil, com recursos próprios e de emenda parlamentar. “Essa era uma grande reivindicação nossa, pois o posto de saúde que funciona provisoriamente é muito pequeno. Onde vão construir agora será mais espaçoso, podendo atender a todos com mais conforto e com uma equipe maior”, aponta Edilena Santos, que mora no Mosqueiro há 30 anos.
O local escolhido para a execução do projeto, o mesmo onde a antiga unidade local estava erguida, também foi destacado positivamente pelos moradores. “É uma maravilha. Vai melhorar muito nossa situação, pois muita gente precisa ir muito longe em busca desse local que é alugado, gerando um custo de tempo e dinheiro. Nesse novo lugar, centralizado, será muito mais cômodo”, afirma Conceição Ferreira.
Para a comunidade local, a expectativa é que, aliada a uma melhor infraestrutura esteja melhores condições para que os profissionais de saúde executem suas funções, reqqualificando os serviços ofertados. “A iniciativa é ótima, porque vai melhorar o atendimento à população. O que nós mais precisamos é uma saúde de qualidade”, explica Elisangela Santos.
A sensação compartilhada pelos moradores é de que a construção da nova sede demonstra o empenho da administração municipal em garantir o acesso fácil e de qualidade aos serviços públicos de Saúde. “A construção dessa unidade de saúde aqui vai melhorar a nossa qualidade de vida, com certeza. Eu fico muito feliz quando vejo uma obra como essa”, ressalta Beatriz Santos.Novo prédio
A nova unidade terá uma área total de 322,06 m² e dois pavimentos. O primeiro será dividido em salas de curativo, imunização, observação, farmácia, banheiros, almoxarifado e plataforma elevatória para acessar o pavimento superior. Também será implantado estacionamento de motocicleta e estacionamento para veículos, com vaga para quatro carros, sendo uma para pessoas com necessidades especiais e uma outra para idosos.
Já o segundo pavimento terá dois consultórios, salas de esterilização, curativo, odontologia, administração, banheiros e área de expurgo. O prédio será erguido obedecendo às legislações vigentes, tanto de acessibilidade NBR 9050/2020, quanto da norma para os estabelecimentos de saúde - PRT 340/2013 e RDC 50/2002.
"A sede desta unidade foi derrubada na gestão passada e fizemos um grande trabalho para recuperar os recursos. Serão investidos quase R$ 700 mil para essa primeira fase, mas o prefeito já nos autorizou a elaborar um projeto para ampliação, então estamos realizando todos os estudos, junto à Secretaria da Saúde, para que essa nova etapa possa ser concretizada", explica o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari.