População reconhece benefícios da revitalização da avenida Hermes Fontes

Agência Aracaju de Notícias
31/12/2020 04h00

A avenida Hermes Fontes é uma das principais vias da capital, responsável por interligar diversas regiões e cortar parte importante da cidade. Com a obra realizada pela Prefeitura de Aracaju, que criou o corredor Hermes Fontes, a via não apenas emprestou seu nome ao novo corredor, mas passou por uma verdadeira transformação.

Quem mora, trabalha ou trafega pela região, reconhece que as mudanças já são uma realidade. É o caso de Romário Nunes Tavares, gerente de uma loja de auto peças localizada na avenida há sete anos. Segundo ele, passados os transtornos causados pela obra em si, o funcionamento pôde voltar ao normal e o movimento do comércio melhorou, significativamente.

“Melhorou o fluxo de carros na avenida, não tem mais tanto engarrafamento, e isso fez melhorar, também, o movimento da gente: aparecem mais clientes depois da obra pronta. A gente consegue fazer um acompanhamento do atendimento ao cliente de balcão e a gente percebe essa melhora. Então, em minha opinião, a obra valeu a pena, foi importante”, avalia Romário.

Também gerente de uma loja na avenida Hermes Fontes, instalada há 11 anos no endereço, Cláudia Ribeiro de Souza diz que, antes, havia dificuldade com a mobilidade, mas que, agora, com o espaçamento, ficou mais fácil e melhor para estacionar nas imediações. “A mobilidade melhorou muito e isso, para nós, é a principal melhoria que a obra trouxe, porque fica mais fácil para chegar e sair, até mesmo para os funcionários, que se atrasavam por causa dos ônibus”, ressalta.

De acordo com Cláudia, as melhorias são visíveis. “Dá para perceber que mudou muito e que valeu a pena. Acredito que como aqui não tem muito esse modelo de via, as pessoas não estão muito acostumadas. Mas em outras capitais é normal. Mas, com o tempo, as pessoas vão acostumar, com certeza”, garante Cláudia.

O Superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Renato Telles ressalta que a criação desse corredor de mobilidade que une parte das principais avenidas da cidade, como a Hermes Fontes, Adélia Franco e José Carlos Silva já está trazendo melhorias para o trânsito em geral e mais agilidade para os ônibus do transporte coletivo. “As vias recapeadas e amplas, trazem mais fluidez e organização ao trânsito. Além disso, vale destacar a construção da faixa exclusiva destinada aos ônibus que reduz o tempo de viagem dos coletivos, oferecendo aos usuários um deslocamento mais rápido. O corredor, com certeza, é um marco para a mobilidade de Aracaju”, disse.

O presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização, Sérgio Ferrari, reforça que a principal forma de melhorar a mobilidade urbana é diminuir o tempo de viagem de ônibus, o que aconteceu com a obra do novo corredor. “Com a faixa exclusiva de ônibus não vai haver conflito entre o ônibus e o carro no trânsito. A redução já é de pelo menos 30% no tempo da viagem”, frisa.

O projeto
A obra do corredor Hermes Fontes é executada a partir de um investimento superior a R$20 milhões, feito pela Prefeitura com recursos conveniados junto ao governo federal. Esse novo corredor tem 6,8 km de extensão e dotou as três avenidas que o compõem de novas estruturas, como sinalização, calçadas e rampas de acessibilidade, de modo a proporcionar mais conforto e segurança aos milhares de condutores, pedestres e usuários do transporte coletivo que trafegam diariamente pelas três avenidas.