Funcionando com horário estendido, UBS Dona Sinhazinha amplia número de atendimentos

Saúde
15/12/2020 17h10

Desde o primeiro dia deste mês, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dona Sinhazinha passou a funcionar em horário estendido, das 7h às 19h. O objetivo dessa estratégia, inserida no Programa Saúde na Hora, é a ampliação do acesso da população às ações e serviços ofertados pela Atenção Primária à Saúde, inclusive, em horários mais flexíveis, reduzindo o volume de atendimentos de usuários com condições de saúde de baixo risco em unidades de pronto atendimento e emergências hospitalares.

Nos primeiros 15 dias com novo horário de funcionamento, a UBS Dona Sinhazinha realizou 681 atendimentos, desde o horário de abertura até o fechamento da unidade. Entre o horário das 7h às 17h os usuários têm acesso aos serviços de farmácia (dispensação de medicamentos), sala de vacina, odontologia, enfermaria, psicologia adulto, assistência social, além de médico e enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família. 

Já no horário estendido, entre as 17h e 19h, a unidade acolheu 33 usuários, que receberam atendimento pelo enfermeiro (9) e pelo médico (24). Também nesse horário diferenciado estão disponíveis os serviços de dispensação de medicamentos (farmácia) e a vacina, que, por conta da preparação da sala, encerra às 18h30. 

“Nossa proposta com a ampliação do atendimento na UBS Dona Sinhazinha é melhorar e facilitar o acesso aos serviços, e com esse novo horário, possibilitar o atendimento dos usuários que não tinham tempo de ir às UBSs no expediente normal dos serviços. E com a pandemia ainda presente, isso auxilia também no fluxo dos pacientes na unidade, evitando assim grandes aglomerações”, afirma a coordenadora de Estratégica de Saúde da Família da Secretaria Municipal da Saúde, Kamila Fialho.

Unidades em horário estendido
Além da UBS Dona Sinhazinha, outras 12 unidades também funcionam com horário ampliado, de segunda a sexta, das 7h às 19h: Hugo Gurgel (Coroa do Meio), Francisco Fonseca (18 do Forte), Max Carvalho (Ponto Novo), Antônio Alves (Atalaia); Dona Jovem (Bairro Industrial), Manoel de Souza (Conjunto Sol Nascente), Santa Terezinha (Robalo), Joaldo Barbosa (Bairro América), José Calumby (Jardim Centenário), Augusto Franco (Augusto Franco), Fernando Sampaio (Castelo Branco) e Cândida Alves (Santo Antônio).