Prefeitura verifica medidas de biossegurança em estabelecimentos educacionais

Defesa Social e Cidadania
17/12/2020 12h50

Em continuidade às ações de enfrentamento à pandemia, a Prefeitura de Aracaju, a partir da atuação da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizou, nesta quinta-feira,17, fiscalizações em estabelecimentos de ensino, da rede particular. A ação teve como foco a verificação do cumprimento das normas de biossegurança e, principalmente, orientação, para reforçar medidas que possam conter a propagação do novo coronavírus.

Por meio da atuação integrada dos órgãos operacionais da Semdec, com a Defesa Civil de Aracaju, Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) e Guarda Municipal (GMA), a força tarefa visitou seis escolas, no período da manhã. Foram observados aspectos como o distanciamento social dentro da sala de aula e nas áreas comuns, assim como a disponibilização de álcool 70%, higienização dos espaços e o uso obrigatório da máscara.

"Nas escolas visitadas, na manhã de hoje, nossas equipes puderam constatar o cumprimento das medidas estabelecidas pelas autoridades sanitárias, levando em consideração, inclusive, que existem turmas com atividades presenciais, devidamente autorizadas, conforme os decretos do Poder Executivo. A avaliação é bastante positiva, pelos cuidados observados nessas unidades de ensino", explica o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fenando Almeida.

As fiscalizações ao segmento educacional integram uma programação iniciada na quarta-feira (16), quando as equipes averiguaram 36 estabelecimentos comerciais, sendo 35 lojas no Centro e um shopping localizado na Zona Norte. As atividade terão continuidade e contemplarão, ao longo do mês de dezembro, outros pontos estratégicos da cidade.

O secretário Luís Fernando ressalta que diversas ações vêm sendo empreendidas pela Semdec desde o mês de março, quando ocorreu o início da pandemia, de maneira coordenada com os demais órgãos da Prefeitura de Aracaju.

"A atenção é contínua, inclusive no atendimento às demandas dos cidadãos e durante a atuação diária das equipes. Nesse momento, com a tendência de maior circulação de pessoas, em razão das festividades de final do ano, voltamos a intensificar as fiscalizações integradas, de maneira a reforçar orientações para o cumprimento das medidas de biossegurança", frisa.