Prefeitura investe para equipar com parques escolas municipais de educação infantil

Educação
21/12/2020 08h00
Início > Notícias > Prefeitura investe para equipar com parques escolas municipais de educação infantil

Oferecer aos estudantes da educação infantil ambientes acolhedores, desafiadores e inclusivos, plenos de interações, explorações e descobertas partilhadas com outras crianças e com o professor. Para atender a esse pressuposto das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Prefeitura  de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), adquiriu parque infantis para atendimento da rotina pedagógica de escolas que oferecem essa modalidade de ensino na rede municipal.

Com um investimento de R$411.870,00, 46 unidades de ensino foram contempladas com os parques infantis, os quais já foram entregues e montados. Além de oferecer diversão às crianças, os equipamentos auxiliam no desenvolvimento físico e motor e no aprendizado de competências emocionais e sociais.

De acordo com a coordenadora da Educação Infantil da Semed, Núbia Lira, o processo de aquisição começou em 2018 e finalizado com a entrega dos parques às unidades escolares em setembro de 2020. “Será uma grata supresa para as crianças quando retornarem às escolas.  Vão encontrar um ambiente ainda mais lúdico, alegre e agradável”, destaca.

A ação atende ainda as reivindicações dos estudantes da rede municipal de ensino, apresentadas durante a ‘I Plenarinha da Educação Infantil’, realizada em 2019. O projeto, criado com o objetivo de dar voz aos estudantes da educação infantil e aprimorar a oferta de serviços, ouviu de muitos alunos o desejo de ter uma escola equipada com parque. “Era um sonho de muitas crianças. O envolvimento deles, que são os verdadeiros protagonistas da educação, é fundamental. É de criança que se aprende a construir um ambiente mais democrático e melhor”, destaca Núbia.

A presença de parques infantis nas escolas também foi uma reivindicação de professores, elencadas no Fórum de Educação Infantil e Direitos Humanos, promovido pela Semed, ainda em 2017.

“Está foi uma aquisição muito significativa. O brincar é muito importante nesta fase da vida do aluno, pois o prepara para o universo do letramento, para o processo de alfabetização que ocorre no primeiro ano do ensino fundamental. Durante o ato de brincar, a criança descobre o eu, o outro, o nós. Vai ter consciência de espaço, de tempo, das quantidades. Por isso é bastante importante ter estes espaços nas escolas voltados às brincadeiras”, frisa a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite.