Prefeitura e UniNassau otimizam atendimento a idosos na Casa Lar Nalde Barbosa

Agência Aracaju de Notícias
19/12/2020 08h00
Início > Notícias > Prefeitura e UniNassau otimizam atendimento a idosos na Casa Lar Nalde Barbosa

Aliar atendimento a idosos em situação de vulnerabilidade e melhorar práticas profissionais. Esse tem sido o resultado de uma da Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Assistência Social, e a Universidade Maurício de Nassau (UniNassau). Firmado há um mês, o convênio tem feito bastante diferença para a Casa Lar Nalde Barbosa, que acolhe idosos em situação de rua ou de vulnerabilidade social.

Isso porque os alunos do Curso de Fisioterapia da instituição de ensino estão fazendo estágio prático supervisionado no abrigo mantido pela Prefeitura, o que tem auxiliado os idosos a terem mais autonomia e os estudantes a praticarem o que aprenderam na academia. “Já é uma parceria muito exitosa, que tem promovido muitos avanços”, garante a assistente social e coordenadora da Casa Lar, Ingrid de Jesus Leite Silva.

Os atendimentos ocorrem de terça a quinta-feira, das 14h às 17h, com estudantes que já estão na reta final do curso e, por isso, podem ter contato mais direto com os idosos - adotando as devidas medidas de biossegurança. “Através dessas atividades, os idosos têm praticado mais a autonomia, a independência, com movimentos que ajudam na coordenação motora e nas tarefas diárias deles”, explica Ingrid.

A coordenadora vê a parceria como uma iniciativa que tem muita diferença na rotina da Casa Lar. “Nós estamos avançando. Inclusive, há uma idosa que estava acamada há dois anos, que não participava de nenhuma atividade de socialização, passava todas as datas dentro do quarto. Hoje, ela tem sido bastante estimulada pela equipe e já sai do quarto, socializa, está conhecendo, depois de tanto tempo, usuários que nunca havia conhecido. Tem sido um ganho muito importante para nós aqui do abrigo”, reforça.

Para além desse caso específico, Ingrid reforça que a parceria tem sido fundamental para todos os 11 idosos que estão no abrigo no momento. “Através das atividades que estão sendo desenvolvidas, a gente vê mais autonomia de coordenação e que há uma maior participação coletiva, reaproximando eles. Estão conversando entre si, interagindo e tudo isso é um ganho significativo”, comemora.

Quem supervisiona a atuação dos estudantes é a fisioterapeuta Lane Camboim, professora de Estágio da Faculdade UniNassau. De acordo com ela, o objetivo desse atendimento é a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Para isso, a equipe trabalha de forma preventiva e com a promoção e a reabilitação de diversos aspectos.

“Entre eles, a parte respiratória, a parte motora e também a parte social, a partir da reintegração e sociabilidade do paciente no meio em que vive”, diz Lane. Tudo isso passa por atividades do dia a dia, como se alimentar e se vestir sozinho. “Para que não se sinta incapaz”, afirma a profissional.

“A gente tem tido uma grande resposta e uma grande evolução, então agradeço esse abraço que a Prefeitura tem nos dado, acolhendo nossos alunos”, completa Lane. Atualmente, quatro alunos compõem a equipe de estágio na Casa Lar Nalde Barbosa. Tamires de Oliveira França é uma delas. Tamires está no 10º período de Fisioterapia e reconhece que tem vivido uma experiência única.

“Tem sido bem marcante, porque eles nunca tinham tido esse contato antes. Para quem está saindo agora da Universidade, como eu, é realizador ver essa evolução, porque confirma que estamos no caminho certo, colocando em prática o que aprendeu na faculdade”, avalia a estudante.

Casa Lar
A Casa Lar Nalde Barbosa é um abrigo, mantido pela Prefeitura de Aracaju, de curta permanência para idosos em situação de vulnerabilidade, com capacidade para dez usuários – mas acolhendo 11 no momento. Eles são encaminhados através do serviço de Abordagem Social, da Secretaria Municipal da Assistência Social.

No abrigo, segundo Ingrid Silva, há mais de 30 profissionais, que compõem uma equipe multidisciplinar, com assistente social, psicólogo, cuidadores e educadores social e físico. Os profissionais são responsáveis por orientar os idosos, tentar reinseri-los na família e organizar a situação relacionada à garantia de direitos, como documentos e benefícios.

Para além da parceria com a UniNassau, o abrigo tem a finalidade de trabalhar a questão da autonomia dos abrigados, para que possam ser reinseridos no seio familiar e na sociedade. Caso isso não seja possível, eles são encaminhados para uma instituição de longa permanência, onde poderão dar continuidade aos seus dias de vida com diversas outras atividades.