Covid-19: Prefeitura dá sequência às ações de fiscalização em bares e restaurantes

Agência Aracaju de Notícias
18/12/2020 21h45
Início > Notícias > Covid-19: Prefeitura dá sequência às ações de fiscalização em bares e restaurantes

A Prefeitura de Aracaju deu continuidade na noite desta sexta-feira, 18, ao cronograma de fiscalizações a estabelecimentos comerciais no sentido de orientar e verificar o cumprimento das medidas de biossegurança necessárias para evitar o contágio pela covid-19, previstas em decreto municipal. Desta vez, nove estabelecimentos comerciais, entre bares e restaurantes, foram inspecionados.

A ação é liderada pela Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), em parceria com a Defesa Civil municipal, Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) e Guarda Municipal de Aracaju (GMA), além da Rede de Vigilância Sanitária (Revisa), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). 

De acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luiz Fernando, o objetivo principal é a orientação dos comerciantes e dos usuários para que respeitem as regras do decreto.
 
“É preciso que respeitem o distanciamento entre as mesas, utilizem o álcool em gel na entrada dos estabelecimentos, a exigência de máscaras. No decreto é previsto a metade da lotação. Nós temos também que garantir que a maioria das pessoas permaneça sentada e não pode ter pista de dança, isso está vedado, e quando houver música ao vivo, apenas duas pessoas e com o uso da máscara. A visão geral é de orientação para que a gente possa seguir diminuindo a transmissão do vírus até que chegue a vacina e tudo volte ao normal”, destaca o secretário. 

Luiz Fernando acrescenta ainda que todo o trabalho de fiscalização será continuado nos próximos dias, sempre em pontos estratégicos. “Temos uma programação que já contemplou o Centro Comercial de Aracaju, escolas, bares e nós vamos fazer uma visita ampla aos locais de frequência do público em função das festas de final de ano, em que há aumento de circulação da população. É uma ação integrada dentro da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania, junto com a Defesa Civil, Procon e Guarda Municipal, todos unidos, trabalhando para que a gente tenha um final de ano mais tranquilo, com a diminuição do coronavírus e que em breve nós acreditamos estarmos livre com a vacinação”, conclui.
 
Quem aprovou o trabalho de fiscalização foi Saulo Aquino, proprietário de um estabelecimento localizado na avenida Tancredo Neves. "Acho muito válida, porque quem tem mais interesse de continuar aberto somos nós proprietários de bares e restaurantes. Infelizmente pagamos o ‘pato’ pelos outros que não cumprem, mas se cada um fizer a sua parte, todos vamos passar por essa crise da melhor maneira possível”, afirma.
 
No primeiro momento, as ações visam orientar, no entanto, caso haja reincidência de descumprimento de medidas, atitudes mais enérgicas serão tomadas, como a interdição do estabelecimento por meio das vias judiciais.