Escola municipal de Educação Infantil promove série de atividades natalinas à distância

Educação
21/12/2020 15h00
Início > Noticias > 88614

Mesmo com o distanciamento social devido à pandemia, os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Joaquim Cardoso de Araujo, localizada no Bairro América, têm sido estimulados às atividades lúdicas à distância para que continuem desenvolvendo a aprendizagem. Através de grupos no WhatsApp, as turmas vêm interagindo, respondendo exercícios e se conectando à comunidade escolar diariamente.

Na semana que antecede o natal, por exemplo, uma variada programação temática e educativa vem sendo trabalhada pela unidade de ensino. A escola fez com que os alunos sigam uma sequência didática envolvendo todos os professores e a cada dia uma ação pedagógica diferente está sendo desenvolvida, e tem entregado certificado e lembrancinha natalina aos que chegam para devolver as atividades ou pegar seu kit de alimentação escolar que, na Emei, foi distribuído na última quinta-feira (18). 

A diretora da Emei, Cris Costa, comemora um dos objetivos alcançados: fazer com que a família esteja junto com os alunos nas atividades escolares de forma remota. "Eu e os professores nos sentimos bastante felizes com a participação de todos. Mesmo com o distanciamento social, a escola tem conseguido chegar às casas dos alunos e a participação tem sido muito boa. Além das atividades, foram realizados alguns desafios, como a exposição de trabalho natalino com o isopor. Essa atividade, por exemplo, teve como objetivo unir pais e filhos numa produção temática. Podia ser qualquer símbolo e eles levariam à escola para fazer a exposição. Cada família criou de uma forma", afirma.

Cris detalha ainda como está sendo trabalhado o tema de Natal entre as crianças da Educação Infantil, fase em que e a ludicidade tem papel relevante no desenvolvimento e na aprendizagem. "Se na segunda-feira uma professora aborda os contos de Natal, na terça, as músicas natalinas são o tema das atividades. Na quarta, há oficina de dobradura e quinta, é dia de Cine Natal, com link para os meninos e meninas assistirem a Turma da Mônica falando sobre a história do nascimento de Jesus. Já na sexta, foi produzido um vídeo de Natal com uma mensagem de todos os profissionais da escola às famílias".

Shayne Ferreira, mãe das alunas Alice e Elisa Ramalho, de 6 e 4 anos, diz que a escola vem sendo presente no dia dia das meninas e que percebe o rendimento escolar mesmo neste momento atípico. "Não tenho o que reclamar da escola das minha filhas. A Joaquim Cardoso vem fazendo o acompanhamento da aprendizagem delas desde que anunciaram o distanciamento. Minhas filhas fazem atividades todos os dias e vi, sim, rendimento. Nós participamos, postamos vídeos, nos comunicamos no grupo do WhatsApp e, apesar de estarem sentindo muita falta do presencial, o ensino tem sido bem produtivo", explica.