Materiais inservíveis e recicláveis, encontrados na faixa de areia das praias serão recolhidos pelo Cata Treco, da Prefeitura de Aracaju. A ampliação do serviço a essa região visa dar uma destinação correta aos objetos descartados, e se dá após trabalho de monitoramento da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), responsável pela execução do programa na capital.
“Constatamos uma tendência ao descarte inapropriado de entulho nestes locais. Diante da demanda, realizamos uma importante ação na última semana na praia da Aruana. Na ocasião, coletamos diversos objetos sem funcionalidade, como guarda-sóis, toldos, geladeiras, mesas e cadeiras”, explica o diretor de Operações (Dirop) da Emsurb, Bruno Moraes.
Ainda de acordo com a diretoria operacional, o recolhimento de resíduos na faixa de areia passa a ser inserido no cronograma de atendimento do Cata Treco a cada três meses e conforme necessidade.
“A iniciativa faz parte do conjunto de atividades pontuais, postas em prática pelo Município, com o intuito de coibir o descarte irregular de lixo em pontos da cidade. Além disso, o Cata Treco tem impacto positivo também nos esforços contra o mosquito Aedes aegypti. Jogar lixo em vias públicas prejudica o meio ambiente e oferece risco à saúde", disse Bruno ao informar que o número de atendimentos feitos pelo programa chegou a 519, entre os meses de janeiro a novembro deste ano.
Acesso ao Cata Treco
A coleta ocorre às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h. No site e perfis oficiais da Prefeitura de Aracaju na internet, a população tem acesso ao itinerário semanal. O serviço gratuito pode ser solicitado, também, pela Ouvidoria da Emsurb, no telefone 3021-9908, ou via e-mail ouvidoria.emsurb@aracaju.se.gov.br.