Projeto interdisciplinar de escola municipal estimula nos alunos interpretação e raciocínio

Educação
30/12/2020 14h00

Para chegar ao Ensino Fundamental II e Ensino Médio com boa capacidade de raciocínio, interpretação e cálculo, é necessário que o aluno tenha uma boa base no início de sua alfabetização. Pensando nisso, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olavo Bilac, no bairro Cidade Nova, está desenvolvendo o projeto Pomar, cujas iniciais significam ‘Português e Matemática Relacionadas’. 

Já em sua segunda edição, o projeto ‘Pomar: a escola que calculava’ foi idealizado pelo professor Minho San-Liver, coordenador pedagógico da Emef, e tem como objetivo estimular o cálculo mental, a memorização da tabuada, a compreensão de parte e inteiro (estudo das frações) e o fortalecimento da prática de situações-problema, a partir de ações pedagógicas. 

Levando para a área do componente curricular Língua Portuguesa, as atividades visam acentuar a prática de leitura expressiva, em paralelo à criação de poemas e/ou histórias relacionadas ao tema ‘A Escola que Calculava’. O projeto está alinhado às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é inspirado na obra do educador Malba Tahan, O Homem que Calculava. 

“No Ensino Fundamental II e Médio tem sido comum os professores de matemática observarem que vários alunos se consideram incapazes de resolver situações-problema, dizendo não entender o que lhes foi proposto, recusando-se a pensar sobre a questão. A não aptidão do alunado vai além da simples falta de habilidade em realizar os cálculos necessários, e sim na carência de leitura fluente.  Se isso acontece, é porque claramente faltou base nos anos iniciais. E esta base é solidificada na conclusão em que os componentes curriculares Português e Matemática se completam, mesmo sendo opostas”, explica o professor Minho. 

Para participar das atividades do projeto, os alunos devem inscrever-se até o dia 4 de janeiro, de forma online. As atividades ocorrerão de 4 a 23 de janeiro, através da plataforma Google Classroom. Durante este período, os alunos produzirão vídeos, desenhos, escreverão poemas e outros textos e resolverão problemas matemáticos.
 
Os temas abordados serão produção e interpretação de textos, sistema de numeração decimal, memorização da tabuada, prática de cálculo mental e resolução de situações-problema com as quatro operações básicas.

“Visto que frases como "matemática é chata, matemática é difícil", são recorrentes na vida escolar da maioria dos alunos, assim como em Português o ‘literário’ é interpretado da mesma forma, julgamos necessária a elaboração e execução deste projeto interdisciplinar, relacionando apenas essas duas disciplinas, com o propósito de atenuar tais interpretações por parte do nosso alunado e assim motivá-los ao contraponto, desenvolvendo, portanto, capacidades de ler, interpretar e produzir textos, calcular, raciocinar, analisar, criar e sobretudo abstrair questões matemáticas”, completa Minho.

Cada atividade desenvolvida no projeto vale pontos e, ao final, os alunos que acumularem mais pontos, ganharão balaios com brinquedos, utensílios e doces.