Assistência Social de Aracaju prepara inauguração do Cras Rosa Emília Machado

Família e Assistência Social
05/01/2021 17h15
Início > Notícias > Assistência Social de Aracaju prepara inauguração do Cras Rosa Emília Machado

Na manhã desta terça-feira, 5, em reunião de trabalho, equipes da Secretaria Municipal da Assistência Social da Prefeitura de Aracaju alinharam os últimos detalhes que antecedem a inauguração do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Rosa Emília Machado dos Santos, o segundo equipamento da Proteção Social Básica instalado pelo Município no bairro Santa Maria.

Na reunião, foram apresentados dados estatísticos referentes à população, Cadastro Único (CadÚnico) e divisão dos territórios de abrangência dos Cras "Santa Maria" e "Rosa Emília Machado", com o objetivo de desenvolver ações estratégicas e aprimorar o atendimento aos moradores do local em situação de vulnerabilidade.

De acordo com a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos, a partir deste ano, a população do bairro Santa Maria contará com dois Cras, o que possibilitará a ampliação da oferta de serviços.

“O território do Santa Maria é amplo, populoso e com um índice alto de vulnerabilidade social. Ao constatar essas necessidades, a gestão municipal se sensibilizou com a grande demanda atendida no Cras Santa Maria e deu o ponta pé inicial para a construção de um novo equipamento que já está pronto para ser inaugurado. O trabalho social vai melhorar por conta dos dois Cras, levando maior comodidade para os usuários da política de assistência”, destacou.

Após a inauguração do Cras Rosa Emília Machado dos Santos, o município de Aracaju passará a ter 17 Cras, distribuídos em diversos pontos da capital sergipana.

A obra desse novo Cras, executada pela Prefeitura, foi iniciada em março e concluída em dezembro do ano passado. A partir deste equipamento socioassistencial, cerca de 2.200 famílias receberão atendimento ainda qualificado, com comodidade, em um prédio que conta com recepção, sala de atendimento familiar, sala multiuso, sala de administração, espaço externo coberto, copa, almoxarifado, sanitários, além de estacionamento e área verde.

Quando estiver em funcionamento, o novo Cras do bairro Santa Maria abrangerá as seguintes áreas: loteamentos Ponta da Asa e Santa Maria (invasão Santa Maria), Jardim Recreio, Estrada da Antiga Lixeira; Jardim Santa Maria; Invasão Paraisópolis; Vale do Amanhecer; dentre outras localidas. O atual Cras Santa Maria atenderá os conjuntos Padre Pedro e Valadares, loteamentos Prainha, Senhor do Bomfim e Recanto dos Cajueiros, Marivan, Paraíso do Sul e Alto da Bela Vista.

Presenças
Estiveram presentes à reunião equipes de trabalho da Proteção Social Básica, da Coordenadoria de Políticas de Transferência de Renda, Diretoria de Habitação, do Projeto Criança Feliz, da Coordenadoria de Programas e Benefícios Socioassistenciais e Vigilância Socioassistencial.