Fundat planeja ampliação de serviços nas unidades de qualificação profissional

Formação para o Trabalho
08/01/2021 12h51

Com o intuito de alinhar e planejar as próximas ações destinadas ao eixo de Qualificação Profissional, a presidente da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Edivaneide Lima, juntamente com a diretora de Formação Profissional, Sandra Magna, realizaram nesta quinta, 7, a primeira reunião do ano com os coordenadores das Unidades de Qualificação Profissional (UQP’s) e demais integrantes do setor, e discutiram  novas estratégias de trabalho e oferta dos serviços.

Além dos cursos e oficinas profissionalizantes que já são ofertados nas UQP’s, uma das novidades para 2021 será a oferta dos serviços de cadastro de currículo, encaminhamento ao mercado de trabalho, emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital e formalização de Microempreendedor Individual (Mei) nessas unidades.

“Este ano, vamos levar os serviços de geração de emprego e renda para mais perto das comunidades, por meio das nossas unidades espalhadas em vários bairros da capital, que facilitarão o acesso dos cidadãos às oportunidades de emprego e de empreendedorismo”, destaca a presidente.

Segundo Sandra Magna, a partir do planejamento que está sendo traçado, todos os serviços da Fundação devem ser ofertados nas unidades, o que facilitará bastante o acesso dos cidadãos. “Vai ser excelente, pois as pessoas não precisarão se deslocar apenas para a sede ou para o Espaço do Riomar para serem atendidas. Agora, além do acesso aos cursos e oficinas, elas terão a oportunidade de ser encaminhadas ao mercado de trabalho, fazer carteira de trabalho digital ou se formalizar como Mei em uma unidade mais próxima de casa”, ressalta Sandra.

Para o coordenador da UQP do bairro Porto D’antas, Paulo da Conceição, a reunião foi bastante produtiva. “Acredito que essas reuniões fortalecem o corporativismo e, nós, os coordenadores, como somos os porta-vozes das comunidades, temos a oportunidade de apresentar para a sede todas as informações colhidas com o público que atendemos nas unidades. Por conta disso, acredito fortemente que essas reuniões fortalecem ainda mais o vínculo entre a comunidade e a Fundação”, explica Gladson.

O coordenador salientou, ainda, a importância da nova forma de oferta de capacitação profissional à distância. “Mesmo diante da pandemia, no ano passado, também conseguimos atender um grande público, porém de maneira online, por meio da promoção de oficinas, com a comunidade do Porto Dantas sempre participando. Agora, continuaremos com as ofertas de capacitações online, junto com a grande novidade que são os serviços de encaminhamento às vagas de emprego e formalização de MEI, disponibilizados dentro das unidades”, complementa Gladson.

Ele reforça a relevância destas ações, ainda mais necessárias neste momento de pandemia. “Diante da situação que estamos vivendo muitas empresas fecharam as portas, por isso, é muito importante que as pessoas que perderam seus trabalhos. Além disso, muitos alunos quando terminam de fazer os cursos ligados ao empreendedorismo como o de vendas, confeiteiro e padeiro, abrem o próprio negócio, e por isso, precisam de apoio na formalização de suas empresas e demais orientações sobre empreendedorismo, pois alguns ainda vivem com o comércio informal. Com o serviço mais próximo, facilitará muito a vida deles e a garantia de sustento e aposentadoria no futuro”, concluiu.