Projeto Movimento estimula redução do sedentarismo entre servidores municipais

Juventude e Esporte
11/01/2021 08h00

É pensando no bem estar dos servidores públicos municipais que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), desenvolve o Projeto Movimento, iniciativa que, em seu primeiro ciclo, já soma cerca de 150 participantes ativos.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou, em novembro, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). O levantamento demonstrou que 40,3% dos adultos são considerados sedentários no país e não praticam atividades físicas suficientes para serem considerados atuantes.

Essa realidade também atinge a capital sergipana e os servidores públicos municipais. Seja do foco na rotina de trabalho à falta de costume de praticar atividades esportivas, tais indivíduos permanecem sem adicionar os treinos no cotidiano. Tal perspectiva também está relacionada à sociedade tecnológica, segundo o treinador físico Zak Moreira, um dos parceiros do projeto Movimento.

“Há, ainda, uma separação do modo de vida com a individualidade, fazemos atividades sozinhos e nem sempre efetivas”, afirma Zak. 

Para a nutricionista Andrea Gonçalves, outra parceira do projeto, uma das melhores formas de reverter o quadro do sedentarismo é integrando iniciativas, como a participação em grupos de apoio. 

“Eu vejo que os grupos fazem muita diferença no resultado dos pacientes. Agora na pandemia esse tipo de iniciativa foi muito importante porque, muitas vezes, as pessoas acham que a dificuldade é só delas, mas no grupo elas enxergam que muitas pessoas também passam por isso”, evidencia Andrea. 

O Projeto
Nesse sentido, o Projeto Movimento busca servir de incentivo no foco motivacional dos servidores. Contando com equipes que integram as secretarias municipais, o projeto incentiva os participantes na adoção de práticas diárias, mesmo que simples. O espírito de competição também enriquece o processo de forma positiva, fomentando a participação.

Para o secretário em exercício da Sejesp, Sérgio Thiessen, a elaboração não só colabora com o combate ao sedentarismo, como prevê a socialização entre os servidores. "Os membros foram distribuídos nos grupos sob o critério de proximidade em cada localização. Desse modo, o objetivo dessa organização é fomentar a prática esportiva, bem como proporcionar a sociabilização entre os servidores municipais. Ficamos muito satisfeitos com a caminhada trilhada pelo projeto até aqui", explica.

A primeira fase do Projeto Movimento foi concluída com a entrega de brindes para os servidores que se destacaram, enquanto a segunda etapa será iniciada nesta segunda-feira, 11. A expectativa é que a iniciativa possa atingir ainda mais servidores municipais que encontrem no incentivo em grupo um propósito para evitar a problemática do sedentarismo, além de estender as atividades presenciais no período pós pandêmico e em grupos maiores.

O servidor que tiver interesse em participar, basta realizar a inscrição a partir do seguinte endereço eletrônico: encurtador.com.br/eqGP1.