Prefeitura inicia construção de novo ecoponto no bairro Ponto Novo

Serviços Urbanos
12/01/2021 15h20

A Prefeitura de Aracaju iniciou as obras estruturantes para a instalação de mais uma Estação de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos (ecoponto). Construída com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na ordem de R$133.378,76, a unidade que irá fortalecer as ações de combate ao descarte irregular de lixo na capital está sendo edificada no bairro Ponto Novo.

Nos últimos dias, os trabalhadores realizaram a locação do terreno, de propriedade do Município, localizado na rua Massaranduba, para posterior implantação da fundação e concretagem do ponto onde será erguido a guarita e demais estruturas. Assim como os demais quatro ecopontos que já operam com o manejo e tratamento apropriado dos resíduos sólidos na cidade, o espaço será administrado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
                                                                                                                                                  
Este ecoponto seguirá o mesmo modelo dos demais já instalados na capital. Nele, a população contará com um caixa estacionária de 5m³, para os chamados volumosos, como podas, móveis grandes, embalagens e outros objetos de origem não industrial, além de uma caixa para resíduos da construção civil de 30m³ e quatro contentores de 240 litros para resíduos recicláveis e eletrônicos. O ecoponto não recebe lixo domiciliar e todo material recolhido segue para a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care).

De acordo com o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, a iniciativa, prevista no Planejamento Estratégico do Município, se integra a outras ações promovidas, rotineiramente, pela empresa municipal, no tocante ao combate ao descarte ilegal em locais inadequados.

“A Prefeitura está construindo os ecopontos em localidades estratégicas da cidade identificadas anteriormente. Desta forma, com a conclusão das obras no Inácio Barbosa e Ponto Novo, que estão sendo executadas paralelamente, iremos reduzir o número de pontos de descarte irregular existentes nesses bairros, como também em comunidades adjacentes. O nosso intuito é que os ecopontos façam parte da rotina dos moradores e que eles possam realizar a destinação dos resíduos que produzem de forma correta e consciente”, enfatizou Luiz Roberto.

                         
Ecopontos em atividade
Atualmente, os aracajuanos podem entregar os materiais de forma gratuita em quatro ecopontos que funcionam de segunda a sábado, das 7h às 12h e das 13h às 17h, nos bairros Industrial, Santos Dumont, Coroa do Meio e 17 de Março.