Logística da Prefeitura assegura início imediato da vacinação contra covid-19

Agência Aracaju de Notícias
18/01/2021 16h56

A capital sergipana já está preparada para iniciar a imunização contra a covid-19. Responsável pela vacinação, no município, a Prefeitura de Aracaju aguarda apenas a chegada das primeiras doses do imunizante para executar a primeira fase da campanha, que contemplará profissionais de saúde, atuantes na linha de frente, e idosos que residem em lares de longa permanência.

Nesse primeiro momento, os grupos prioritários receberão as doses no próprio local de trabalho, no caso dos profissionais de saúde; ou nas instituições, no caso dos idosos. Assim, não serão necessárias as salas de vacinação, as quais serão utilizadas para imunizar a população em geral, nas etapas posteriores da campanha.

“Nós estamos organizando a logística tanto de pegar no Estado quanto de distribuição no nosso município. Essas doses da primeira fase estão destinadas para os idosos que residem em lares de longa permanência e profissionais de saúde que trabalham diretamente no enfrentamento da covid", explica a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Ana Paula Machado. Segundo ela, essa logística será executada pela Secretaria da Saúde. "Neste primeiro momento, nenhuma vacina vai ficar nas unidades de saúde”, ressalta.

Respeitando todos os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, serão vacinados primeiro os próprios vacinadores, depois profissionais das UTI, urgências, leitos de estabilização e das quatro unidades exclusivas para atendimento de pacientes que apresentam sintomas de síndromes gripais. Além destes, os idosos em asilos, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.