Prefeitura preza pela transparência na vacinação de profissionais de saúde

Agência Aracaju de Notícias
21/01/2021 13h00

A Prefeitura de Aracaju informa que atende a todas as recomendações dos Ministérios Públicos Federal, Estadual e do Trabalho em relação à campanha de imunização contra a covid-19.

O Plano de Vacinação do município está alinhado às diretrizes do Ministério da Saúde, que estabelece como público prioritário para receber as primeiras doses do imunizante, idosos institucionalizados e cuidadores que atuam nessas instituições de permanência, profissionais de saúde que atuam linha de frente, independentemente do estado de saúde desses profissionais. Assim, o Município garante plenamente aquilo que foi recomendado.

Nesta primeira fase, Aracaju recebeu 21.878 doses, o que possibilitará vacinar 10.939 aracajuanos e 38% dos profissionais de saúde. A distribuição das doses do imunizante nos hospitais e Unidades Básicas de Saúde referência em síndrome gripal segue esse percentual de 38%, de acordo com o que foi divulgado nacionalmente pelo Ministério de Saúde.

Com objetivo de garantir a segurança e a transparência na vacinação desses profissionais de linha de frente, a Secretaria Municipal de Saúde solicitou previamente aos hospitais da capital listagem com nome e setor de atuação. Dessa forma, quando as equipes municipais chegam aos equipamentos de saúde, administram as doses de acordo com a lista enviada a esse órgão.

Quando da obtenção das listas de vacinados, as informações devem ser encaminhadas imediatamente aos órgãos de controle, como também as listas completas dos hospitais para que os órgãos fiscalizadores acessem todo o processo de fiscalização realizado pelo Município.